Microestacas Sob Acções Axiais Aspectos Estruturais E Geotécnicos
Descrevem-se neste artigo vários resultados de ensaios de carga estáticos, executados em microestacas de diversas obras, que serviram para confirmar os pressupostos de projecto. São apresentados os resultados sob a forma de gráficos carga-deslocamento, bem como as características das microestacas utilizadas, incluindo as técnicas de perfuração e injecção, com o intuito de confirmar e validar […]
Estudo Das Condições De Aplicação Do Geogauge E Do Deflectómetro De Impacto Portátil No Controlo Da Compactação
A compactação de solos é um dos aspectos críticos na construção de estradas, aeroportos, aterros e fundações. Este controlo é tradicionalmente realizado através da aferição dos valores do teor em água e peso volúmico do solo compactado, que para além da morosidade não avaliam directamente as propriedades de desempenho pretendidas. Assim está em desenvolvimento um […]
Modelação Tridimensional Do Comportamento Do Aterro De Santa Eulália
Neste trabalho é efectuada uma retroanálise do comportamento de um aterro pertencente à Auto-estrada A14. Tendo em conta a existência de geodrenos e a influência que estes têm na trajectória percorrida pela água durante o processo de dissipação das pressões intersticiais, é efectuado um cálculo tridimensional. Para tal, é usado o programa UCGeoCode, baseado no […]
Número Mínimo De Ensaios Em Ancoragens
A Norma europeia 1537:1999 recomenda que todas as ancoragens de um sistema de suporte ancorado sejam sujeitas as ensaios de recepção simplificado, excepto as ancoragens que tenham já sido sujeitas as ensaios de adequabilidade (ensaios detalhados). Contudo, esta recomendação continua a ser negligenciada por alguns empreiteiros nacionais. O LNEC, na qualidade de perito, foi recentemente […]
Soluções De Tratamento Do Terreno De Fundação Dos Acessos À Plataforma Logística De Lisboa Norte
Os acessos rodoviários de ligação da Plataforma Logística de Lisboa Norte (PLLN) à Auto-estrada do Norte e à Estrada Nacional 1 situam-se na bacia aluvionar da margem direita do Rio Tejo, sendo, por isso, muito condicionante para a concepção e dimensionamento das obras a elevada espessura das aluviões lodosas, que chega a atingir 34 m. […]
Trecho Experimental De Estrada Vicinal Com Emprego De Solo Melhorado Com Cimento
Neste artigo, aborda-se a avaliação funcional de um trecho de uma rodovia não pavimentada do município de Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Realizou-se um estudo de laboratório para a caracterização geotécnica do solo do subleito e de um cascalho para revestimento primário, este último com a adição de 2,5% de cimento Portland, através dos resultados dos […]
Leito De Pavimento Tratado Com Cimento – Um Exemplo De Gestão E Valorização De Materiais Existentes
No âmbito da Responsabilidade Social do Grupo Monte SGPS, estudou-se uma solução para a reutilização e valorização do material que estava previsto colocar em vazadouro. Recorrendo à britagem de materiais de escavação da linha e ao seu tratamento com cimento, formulou-se um leito de pavimento tratado com cimento (LPTC), que permitiu a valorização desse material […]
Análise Numérica Tridimensional Da Estação Do Marquês: Metro Do Porto
A estação do Marquês pertence à linha D do Metro do Porto. O acesso principal à estação é efectuado por meio de um poço elíptico com 27 m de profundidade e com 48 m e 40 m segundo as principais direcções. Os trabalhos de prospecção efectuados revelaram a presença de condições geológicas assimétricas devido à […]
Ensaios Em Ancoragens – Modelação Simplificada
A avaliação da adequabilidade de uma ancoragem é inferida dos deslocamentos registados durante um ensaio de carga incluindo os deslocamentos de fluência que são mobilizados durante os patamares de carga que são predefinidos para o ensaio. Recentemente, Salgado e Carvalho (2008) e Carvalho (2009) mostram que através da modelação simplificada do ensaio de um ancoragem, […]
Efeitos Do Tempo De Cura No Comportamento De Um Aterro Zonado Construído Com Margas Tratadas Com Cal
No âmbito de um projecto de investigação foi estudado um aterro da auto-estrada A10, (BRISA) construído com margas. Dada a exposição dos taludes às condições atmosféricas, o projectista optou por um perfil zonado em que o núcleo foi construído com margas compactadas e as espaldas com margas tratadas com cal. Face a eventuais consequências negativas […]
Contribuição Da Vegetação Para A Estabilidade De Taludes. Parte Ii – Estudo De Um Caso
O estudo do efeito estabilizador da vegetação num talude ferroviário antigo com evidentes sinais de degradação constitui o objectivo do artigo. O estudo desenvolve-se em diversas vertentes. Por um lado, houve que caracterizar adequadamente o sistema radicular, quer do ponto de vista geométrico, quer do ponto de vista mecânico. A resistência do conjunto solo-raízes foi […]
A Inclinação Da Torre De Pisa
A inclinação da torre de Pisa (XIV Lição Manuel Rocha, 1997)