logotipo

A Comissão Portuguesa de Túneis e do Espaço Subterrâneo (CPT) é um agrupamento de profissionais e empresas ligadas ao setor das obras subterrâneas, integrado na Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG). Constitui o grupo nacional que representa, por delegação da SPG, Portugal como País membro da International Tunnelling and Underground Space Association (ITA-AITES).

A CPT está aberta a todos os que se interessam pela problemática das estruturas subterrâneas, nomeadamente estudos geotécnicos, projeto, construção e exploração, podendo incluir desde técnicos a título individual (membros individuais) até empresas de projeto, construção e equipamentos, donos de obra e concessionários (membros coletivos). Os membros da CPT podem ser sócios da SPG ou, no caso de especialistas que não sejam geotécnicos, a inscrição na SPG poderá ser dispensada.

Da atividade desenvolvida destacam-se cursos, conferências e seminários como o 1º Seminário Internacional sobre Túneis e Obras Subterrâneas em 2006, que contou com 191 participantes, aproveitando a reunião em Lisboa do Conselho Executivo da ITA-AITES; em 2007, o 1º Curso de curta duração, sobre o tema “Revestimento de Betão em Túneis”; o Primeiro Encontro Nacional sobre o Espaço Subterrâneo e a sua Utilização, em 2010. 

Outro aspeto de grande importância é a criação de grupos de trabalho sobre temas de engenharia do subterrâneo, que são pensados como núcleos de desenvolvimentos de ideias e projetos específicos, com a participação aberta de todos os associados interessados e permitindo uma ligação direta com os grupos de trabalho (Working Groups) da ITA-AITES, facto que potencia o âmbito de discussão dos conhecimentos.

A CPT tenciona participar na construção de ideias para melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade, através das especialidades que representa. O uso do espaço subterrâneo como património das cidades é um tema de grande atualidade que a CPT se propõe acompanhar numa ótica integradora.

Uma das obras de referência da CPT é a edição do Livro “Túneis em Portugal”, que começou como uma atividade de cadastro das obras construídas, como património da especialidade, e cristalizou na edição de um livro que, sem ser exaustivo, pretende retratar e registar as obras emblemáticas da engenharia do espaço subterrâneo em Portugal.

Do presente e do futuro salienta-se a criação desta página web, na qual serão veiculadas as atividades desenvolvidas e a desenvolver pela CPT, nomeadamente a organização de cursos e conferências, as atividades e documentos dos Grupos de Trabalho, a divulgação dos documentos relevantes derivados da representação de Portugal nos Congressos e Assembleias Gerais da ITA. O site pretende ser um veículo de comunicação da CPT com os seus associados e com as associações internacionais que partilham os mesmos interesses.

Regulamento

O regulamento da Comissão Portuguesa de Túneis e Espaço Subterrâneo (CPT) foram aprovados pela Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) de 14 de março de 2008.

Direção

A Direção do CPT para o Quadriénio 2020-2024 é constituída por:

Presidente
Raul Sarra Pistone (COBA)

Vice-Presidente
Nadir Plasencia (EDP)

Vice-Presidente
Isabel Fernandes (SPG, FCUL)

Tesoureiro
Gonçalo Diniz Vieira (CML)

Secretário-geral
Luís Miranda (LNEC)

Secretário Adjunto
João Gouveia (Maquinter)

Membros Honorários
João Bilé Serra (LNEC)
Frederico Melâneo (Ferconsult, ISEL)
António Pinto da Cunha (aposentado, LNEC)
Jorge Saraiva (Dinâmica Aplicada)
João Viegas (LNEC)

A Direção é nomeada pelo Conselho de Administração da SPG, com um mandato de quatro anos.

Benefícios de ser sócio

Os membros do CPT têm contacto direto com as actividades organizadas pelo CPT relacionadas com projectos subterrâneos. Todas as inscrições e publicações têm preços especiais para os membros do CPT.

Os membros são convidados a participar nos grupos de trabalho organizados pela CPT. Os moderadores e coordenadores dos grupos de trabalho serão membros do CPT. O CPT, a pedido dos membros, emite um certificado de membro como elemento curricular.

Os membros podem aceder à rede de contactos do CPT, que inclui empresas e colegas do sector da engenharia espacial subterrânea. Será ainda concedido acesso gratuito ao serviço de biblioteca, revistas técnicas e publicações específicas sobre esta temática.

Livro de túneis em Portugal

O Livro Túneis de Portugal foi apresentado no 14º Congresso da SPG, na Covilhã, e no Congresso Mundial da ITA, WTC14, realizado em Foz de Iguaçu de 9 a 14 de Maio de 2014. Foi também formalmente apresentado em sessão especial organizada pela Ordem dos Engenheiros em 19 de Novembro desse ano. 

Como obra de divulgação dos sucessos da engenharia Portuguesa, o Livro de Túneis foi apresentado pela CPT em vários eventos da especialidade realizados em diferentes países como Itália, Colômbia, Argentina, entre outros. Um exemplar do Livro foi entregue aos quase 80 delegados dos diferentes países participantes da Assembleia Geral da ITA de 2017, em Bergen, Noruega.

Em mais de 450 páginas intensamente ilustradas com fotos, tabelas, gráficos a cores, o livro apresenta detalhadamente as obras subterrâneas construídas, mais relevantes do nosso País. O livro “Túneis em Portugal” é uma edição bilingue, Portuguesa e Inglesa, e contou com o apoio de diversas empresas nacionais.

Está estruturado em mais de 65 fichas de obras, cada ficha acompanhada de um resumo alargado com formato de artigo de especialidade, onde se registam as características mais importantes das obras realizadas assim como dos maciços de escavação, as opções de projeto, as soluções construtivas e os sistemas de segurança, em fase de obra ou de exploração. As fichas são da autoria de um total de trinta e quatro especialistas, intervenientes de algum modo nas obras retratadas.  

O Livro consta de uma apresentação a cargo de Ricardo Oliveira (Presidente cessante da IAEG) e quatro prefácios de Soren Eskesen (Presidente cessante da ITA-AITES), J. Luís Machado do Vale (Presidente cessante da SPG), Carlos Pina (Presidente do LNEC) e André Assis (Presidente cessante da ITA-AITES).

Os associados da SPG/CPT e todos os interessados podem adquirir o livro através da SPG.

O custo de livro é de 30 euros para associados da CPT, 40 euros para associados SPG e 60 euros para todos os restantes interessados. A este valor acresce o custo de envio. 

O pagamento será feito através da plataforma de pagamento Paypal. Se desejar adquirir o livro, ou necessitar de informação adicional, basta contactar o Secretariado da SPG para o email spg@lnec.pt ou para o telefone (+351) 218 443 859.

Download do Livro

03/10/2018 RP-JBS/GDV

Guia de segurança e saúde

A Comissão Portuguesa de Túneis e do Espaço Subterrâneo através do seu Grupo de Trabalho nº 3 – “Segurança e Saúde” tomou a iniciativa de preparar e redigir uma proposta de Guia de Boas Práticas de Segurança e Saúde a adotar na construção de obras subterrâneas para complementar a legislação existente na matéria. 

O Guia pode ser descarregado gratuitamente através do seguinte link.

Enquadramento

International Tunnelling and Underground Space Association (ITA-AITES), através do seu Working Group nº 5 – “Health and safety in works” tem vindo a publicar diversa informação no âmbito da segurança e saúde em construção de obras subterrâneas. Diversos países, tais como Inglaterra, Alemanha, e outros, já criaram documentos próprios (quer legislativos quer orientativos) para enquadrar esta temática.

Portugal, por sua vez, ainda não possui um documento legislativo ou orientativo sobre o tema, regendo-se habitualmente pelo Decreto-Lei 162/90, aplicável apenas a minas e pedreiras. O Decreto-Lei 41821 de 1958 (Regulamento Geral de Construção Civil), por seu lado, não versa sobre as medidas preventivas específicas a adotar no caso de realização de obras subterrâneas.

Atendendo à especificidade das obras subterrâneas onde, aos riscos comuns à construção em geral, se juntam os riscos originados pela realização de trabalhos em subterrâneo, nomeadamente, os riscos de exposição a poeiras, gases, atropelamento e queda de materiais da frente de escavação, e face à necessidade de estabelecer quais as boas práticas que é aconselhável adotar, considerou-se premente a criação de um Guia de Boas Práticas que complementasse, no aplicável a obras subterrâneas, a legislação acima referida.

Neste enquadramento, a Comissão Portuguesa de Túneis e do Espaço Subterrâneo através do seu Grupo de Trabalho nº 3 – “Segurança e Saúde” tomou a iniciativa de preparar e redigir uma proposta de Guia de Boas Práticas a adotar na construção de obras subterrâneas usando os Métodos de Escavação Convencional / Sequencial e Métodos de Escavação por Tuneladora.  

Guia de contratação de obras geotécnicas complexas

As melhores práticas de construção das Obras Geotécnicas Complexas promovem a adequação dos métodos construtivos inicialmente previstos às condições reais encontradas em obra, através de uma resposta rápida às mudanças nas condições dos terrenos, valorizando a importância da flexibilidade contratual para alcançar os objetivos que presidem à celebração de um contrato público.

A construção subterrânea, por exemplo, é muito diferente de qualquer outro tipo de construção “à vista” pois as propriedades do material de construção – as condições dos terrenos – não podem ser conhecidas com precisão antecipadamente. As condições geológicas imprevistas, a dependência dos meios e dos métodos construtivos, o acompanhamento e análise dos resultados da monitorização e os inevitáveis riscos de construção são fatores indissociáveis da construção subterrânea, e que ganham particular relevo na construção de Obras Geotécnicas Complexas, como por exemplo os túneis.

Para que tal aconteça em Portugal é necessário que se promovam as melhores práticas contratuais tanto para o projeto como para as obras, tendo em conta a legislação de contratação pública em vigor.

Existe atualmente essa janela de oportunidade, pois no dia 31 de Agosto de 2017 foi publicado o Decreto-Lei n.º 111-B/2017 sobre contratação pública, que procedeu a uma nova alteração do Código dos Contratos Públicos (CCP) com o objetivo de dar cumprimento à obrigação de transpor as diretivas europeias 2014/23/EU, 2014/24/EU, 2014/25/EU e 2014/55/EU, para o direito português, bem como corrigir possíveis distorções e a deficiente aplicação da legislação vigente. Este decreto-lei entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2018. Esta circunstância assume especial relevância no tema das Modificações Objetivas do Contrato em OGC, com natural relevo para os túneis.

A versão atual do Guia encontra-se disponível e pode ser descarregada a partir deste link.

Atas de eventos organizados pela CPT

Brevemente…

Emprego, Formação e publicações

27/01/2021 – A CML/EPPGDL está a contratar dois técnicos para reforçar a sua equipa durante a construção dos túneis de drenagem, ao longo dos próximos 3,5 anos. 
Um com experiência de terreno em túneis e outro com componente de hidráulica. 
O concurso decorre na plataforma Acingov  www.acingov.pt
Prazo até 1 Março. 

Mais informações, ver Anúncio DRE e RESUMO EXPLICATIVO.

Formação em Engenharia de Túneis em Universidades Portuguesas

Mestrado Integrado em Engenharia Civil (IST)
Disciplina de Utilização do Espaço Subterrâneo

Diploma de Formação Avançada em Geotecnia para Engenharia Civil (IST
Plano de Estudo

Mestrado em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (FEUP)
Disciplina de Projeto de Túneis

 

Mestrado em Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (FCTUC)
Disciplina de Obras Subterrâneas


Mestrado Integrado em Engenharia Civil – Estruturas e Geotecnia (FCT-UNL)
Disciplina de Obras Subterrâneas
 

Mestrado em Engenharia Civil – Área de Especialização em Estruturas e Geotecnia (UMinho-Escola de Engenharia)
Disciplina de Estruturas Subterrâneas

Mestrados na Europa
Post Graduate Master’s Programme: “Tunnels and Underground Structures: from design to operation” no INSA de Lyon.

Mestrados apoiados pela ITA na Europa
A International Tunnelling Association, para além de promover formação em obras subterrâneas, apoia dois mestrados em Obras Subterrâneas, no Politecnico di Torino (Itália) e na École Polythechnique Fédérale de Lausanne (Suíça).

Link para a página de formação da ITA (ITACET) e links actualizados para os mestrados promovidos pela ITA.

Grupos de Trabalho

A direcção da CPT pretende fomentar a criação de grupos de trabalho que desenvolvam actividade de investigação e divulgação em engenharia de Túneis.

Poderão corresponder aos grupos de trabalho actualmente existentes na ITA, relativamente aos quais funcionarão como grupos de apoio, ou a temas de particular interesse para o meio técnico nacional.

GT1 – Registo de Túneis e Obras Subterrâneas realizadas em Portugal | Coordenador: Raul Pistone

GT2 – Engenharia e Legislação: Práticas Contratuais | Coordenador: Gonçalo Diniz Vieira | Mirror do WG3 da ITA – Contractual Practices

GT3 – Segurança e Saúde | Coordenador: Manuel Tender | Mirror do WG5 da ITA – Health and Safety in Works

GT4 – BIM e Gestão da Informação nos Túneis e nas Obras Subterrâneas | Coordenador: José Nuno Figueiredo | Mirror do WG22 da ITA –  Information Modelling in Tunnelling

GT5 – Investigação e Desenvolvimento – Ciclo de vida das obras | Espelho do WG2 (Research) e do WG 21 (Life Cycle Asset Management) | Coordenador:  Nadir Plasencia (EDP)

GT6 – Metodologias construtivas: Métodos Convencional e Mecanizado nas Obras Subterrâneas | Espelho dos grupos WG19 (Conventional Tunnelling, do WG14 Mechanized Tunnelling, e do WG 23 (Design and Construction of Shafts) | Coordenador:  João Gouveia (Maquinter)

Young Members – Espelho do grupo YM da ITA | Coordenador:  Luís Miranda (LNEC)

Coordenador:  Raúl Pistone (RP) 

Atividades:

  • Elaboração de cadastro de Túneis construídos em Portugal ;
  • Publicação do Livro: Túneis em Portugal/Tunnelling in Portugal, publicado pelas CPT/SPG/LNEC;
  • Atualização do registo de obras subterrâneas construídas em Portugal ;
  • Lessons learned 

 

Espelho do WG2 – Contractual Practices – da ITA – AITES

Constituição: Abril 2015

Membros fundadores:

  • Gonçalo Diniz Vieira (GDV) – Coordenador | Eng. Civil
  • Carlos Baião (CB) – Eng. Geólogo
  • Frederico Melâneo (FM) – Eng. Civil
  • Miguel Assis Raimundo (MAR) – Jurista
  • João Monteiro (JM) – Eng. Civil
  • Jorge Almeida e Sousa (JAS) – Eng. Civil

 

Novos membros:

  • Bernardo Monteiro (BM) – Geólogo
  • Marco Caldeira (MC) – Jurista
  • Raul Pistone (RP) – Eng. Geólogo

 

Histórico resumido:
O GT2 foi criado com o objetivo principal de criar sinergias em áreas tão diferentes quanto a engenharia geotécnica, a gestão e o direito/legislação, que têm de unir esforços e trabalhar em conjunto para melhorar as práticas contratuais nas obras geotécnicas complexas (OGC), em especial os túneis.

Numa primeira fase, durante dois anos (até 2017) o GT2 da CPT promoveu a discussão entre os diversos stakeholders destas OGC, quer através de reuniões, seminários e debates, e elaborou três documentos que submeteu ao legislador com os Contributos da CPT para a revisão do Código dos Contratos Públicos (CCP)no âmbito da transposição para a legislação Portuguesa das recentes diretivas comunitárias em matéria de contratação pública e da elaboração da revisão profunda que o CCP sofreu em 2017, e que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2018.

Já em 2018, logo após a entrada em vigor do “novo” CCP, no dia 2 de fevereiro o GT2 da CPT organizou a Jornada de Estudo CPT “Execução de Túneis e OGC. O que muda com o CCP Revisto? Boas Práticas Internacionais”, um evento realizado no LNEC que contou com o apoio institucional da Ordem dos Engenheiros, da Ordem dos Advogados e da Associação Portuguesa de Projectistas e Consultores. Reflectindo o carácter transversal do tema da Jornada, os participantes, num total superior a 110, eram maioritariamente profissionais de Engenharia das obras subterrâneas e do Direito.

Até à presente data (agosto de 2018), e passados 3 anos, o GT2 da CPT reuniu presencialmente 20 vezes com os seus membros e outros convidados, esteve presente nos 2 congressos nacionais de geotecnia entretanto realizados, organizou e participou em 3 conferências/jornada sobre esta temática das práticas contratuais e elaborou os contributos para a revisão do CCP que submeteu ao legislador. A nível internacional, o GT2 está representado no WG3 da ITA e tem contribuído para a revisão do documento Contractual Practices – Framework Checklist for Subsurface Construction Projects, que está em curso. Também está a dar apoio à elaboração do novo livro FIDIC denominado “Emeral Book” com regras contratuais para Obras Subterrâneas.

Plano de atividades 2019-2020:
Ainda este ano o GT2 da CPT irá terminar as Recomendações da CPT para a utilização contratual do “novo” CCP nas OGC: resumo dos contributos apresentados e propostas de aplicação das melhores práticas contratuais nas Obras Geoténicas Complexas, em especial os túneis.

O GT2 está também a participar num grupo de trabalho mais abrangente, que reúne outras associações de stakeholders destas OGC, e que está a elaborar um Guia de Boas Práticas para a Contratação de Empreitadas de Obras Geotécnicas Complexas, que irá eventualmente servir de recomendação proposta pelo IMPIC que é a entidade reguladora da contratação pública em Portugal.

O GT2 irá participar no WTC2019, com a submissão de um artigo com um resumo do trabalho desenvolvido pelo GT2 em Portugal, no âmbito dos passos dados na transposição das diretivas europeias e do seu impacto na contratação de obras públicas subterrâneas. Também irá participar através da sua representação no WG3.

O GT2 pretende facilitar o acesso aos técnicos portugueses e dos países lusófonos às melhores práticas contratuais utilizadas internacionalmente. Para isso irá traduzir para a língua Portuguesa a versão atualizada da Framework Checklist do WG3 da ITA.

importância da formação e da informação dos engenheiros e técnicos portugueses que trabalham nestes grandes empreendimentos, muitos dos quais complexos a vários níveis mas em especial o geotécnico, torna fundamental a criação de sessões de formação de práticas contratuais em OGC que o GT2 da CPT pretende promover, para todos os stakeholders: engenheiros e juristas, gestores, etc.

A análise de risco contratual e a revisão do projeto são outros temas que o GT2 da CPT irá analisar e abordar nos próximos tempos.

Espelho do WG5 – Health and Safety in Works – da ITA – AITES

Coordenador:  Manuel Tender (RP) – Técnico Superior de Segurança e Docente no Ensino Superior

Membros:

  • Mário Campos – “Mota-Engil
  • António Garcia  – “EPOS
  • João Baptista  – “Infraestruturas de Portugal, S.A.”
  • Pedro Bernardo – Territory Manager da “ORICA Mining Services Portugal”
  • Jaime Queirós – Engenheiro Eletrotécnico. Ex-Responsável do Departamento Coordenação de Segurança, “EDP”
  • Vitória Rodrigues – Engenheira Geóloga. Técnica Superior de Segurança no Trabalho 

 

Atividades:
Em 2021, o principal objetivo do GT3 consistiu na elaboração do documento “Guia Técnico sobre Segurança e Saúde nas fases de Projeto e Construção de Obras Subterrâneas” visando o enquadramento legislativo sobre segurança e saúde em obras subterrâneas. Este documento foi, entretanto, concluído e revisto, encontrando-se em fase de preparação para publicação pela CPT.

Espelho do WG22 da ITA – Information Modelling in Tunnelling

Coordenador:  José Nuno Figueiredo (EDP)

Tutor: Gonçalo Diniz Vieira (CML)

Atividades:
Em Portugal, como na União Europeia e no mundo, os sistemas de gestão de informação apoiados em modelo gráfico estão a ser cada vez mais requeridos pelos Donos de Obra e utilizados pelos diversos atores da cadeia de valor da Arquitetura, Engenharia e Construção. 
A utilização deste tipo de plataformas e metodologias terá benefícios relevantes no controlo de custos, prazos e qualidade dos Projetos, da Construção e da Gestão do Património Construído. 
A CPT criou um grupo de trabalho sobre a temática BIM e Gestão da Informação em Obras Subterrâneas, que tem como objetivos:  

  1. Promover o conhecimento e a aplicação da metodologia BIM junto da comunidade técnica Portuguesa envolvida no Projeto, Construção e Exploração de túneis e obras subterrâneas com uma forte componente geotécnica;  
  2. Participar nos Grupos de Trabalho nacionais e internacionais relacionados com a temática BIM e divulgar o conhecimento adquirido nesse âmbito junto da comunidade técnica acima referida; 
  3. Contribuir ativamente para a definição dos níveis de desenvolvimento (Level of Development – LOD) de objetos específicos de túneis e obras subterrâneas com uma forte componente geotécnica que não estejam especificados pela BIMFORUM. 

Espelho do WG2 (Research) e do WG 21 (Life Cycle Asset Management)

Coordenador:  Nadir Plasencia (EDP)

Consultor: Prof. Jorge Almeida e Sousa (Univ. Coimbra)

Atividades:

  1. Elencar e identificar possíveis representantes de donos de ativos subterrâneos em Portugal (Livros de Túneis é uma boa base de trabalho) 
  2. Promover uma primeira reunião por videoconferência com os diversos contactos 
    • Identificação das diferentes metodologias utilizadas na inspeção e monitorização dos diferentes túneis em Portugal 
      Manutenção 
    • Tendo em consideração as diferentes tipologias de espaços subterrâneos,  tentar encontrar as linhas comuns das metodologias utilizadas no âmbito da inspeção, monitorização e manutenção destas estruturas em Portugal. 
  • Participação nos grupos espelhos da ITA: WG2 (Research, Animador Elena Chiriotti, participa NP) e  WG 21 (Life Cycle Asset Management, Animador Martin Muncke). 

Espelho dos grupos WG19 (Conventional Tunnelling, do WG14 Mechanized Tunnelling, e do WG 23 (Design and Construction of Shafts).

Coordenador:  João Gouveia (Maquinter)

Tutor: Raúl Pistone (Coba)

Atividades:

  • Registo e apresentação das obras subterrâneas em curso no pais, particularmente obras urbanas em Lisboa e Porto:
  • Métodos Construtivos
  • Soluções práticas ao nível dos equipamentos selecionados
  • Soluções técnicas e construtivas dos poços de ataque 
  • Realização de webinar/Seminário sobre Betão projetado nas Obras Subterrâneas:(https://www.youtube.com/watch?v=gXJYpoPT4CA  –  15 Set/2021)
  • Realização de visita técnica técnica de estudo ao Metro de Lisboa e PGDL, dependendo da evolução dos trabalhos de construção.

Espelho do grupo YM da ITA

Iniciou as actividades em Julho de 2019

Coordenador:  Luís Miranda (LNEC)

Membros:

  • Rafael Espírito Santo (TPF)
  • Francisco Bernardo (COBA)
  • Tiago Andrade Gomes (CML-PGDL)

 

Atividades:

  • Participação do evento internacional de ciência em Oeiras, com apresentação, especialmente dirigida a alunos do ensino secundário, de uma introdução aos túneis e de um exercício prático; 
  • Realização de webinars para universidades de engenharia, relacionados com o projeto, construção e exploração de túneis;  
  • Organização de visitas a obras de túneis (ML, PDL) para ym, em conjunto com a CPT;
  • Ciclo de Entrevistas a profissionais consagrados 
  • Convite a novos membros para integrarem o grupo. 

Biblioteca Virtual

Com organização conjunta da Comissão Portuguesa de Túneis e do Espaço Subterrâneo da SPG e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil decorreu no dia 2 de fevereiro de 2018 no Centro de Congressos do LNEC a Jornada de Estudos “Execução de Túneis e Obras Geotécnicas Complexas. O que muda com o CCP revisto? Boas práticas internacionais”.

Esta realização foi motivada pela fase transitória do processo de contratação pública em curso, após a publicação do Decreto-Lei n.º 111-B/2017 de 31 de Agosto, que procede à nona alteração do Código dos Contratos Públicos (CCP), e a respetiva entrada em vigor a 1 de Janeiro de 2018.

A iniciativa contou com o apoio institucional da Ordem dos Engenheiros, da Ordem dos Advogados e da Associação Portuguesa de Projectistas e Consultores. Reflectindo o carácter transversal do tema da Jornada, os participantes, num total superior a 110, eram maioritariamente profissionais de Engenharia das obras subterrâneas e do Direito.

Nesta Jornada de Estudos foi possível apresentar e avaliar sob as óticas da Engenharia e do Direito as alterações legislativas com impacte na execução das Obras Subterrâneas Complexas, em particular os túneis.

Houve ainda oportunidade de escutar a experiência e as recomendações de boas práticas concursais já consolidadas internacionalmente por membros da International Tunnelling and Underground Space Association (ITA-AITES), no desenvolvimento de orientações e guias e na sua aplicação prática obras subterrâneas de grande porte nacionais e internacionais.

O programa, que pode ser consultado em www.cpt.spgeotecnia.pt contemplou quatro módulos, a saber: (i) A experiência de hoje e o futuro perspetivado, (ii) Gestão e fiscalização de contratos públicos, (iii) Boas práticas internacionais, (iv) Mesa redonda e debate. As diversas intervenções poderão ser descarregadas em https://goo.gl/L8DAea e são apresentadas numa compilação conjunta.

A CPT pretende formar uma biblioteca virtual sobre a engenharia de túneis contendo artigos, teses, apresentações, relatórios e outro material com interesse (incluindo em formatos vídeo). Apela-se a todos os sócios para que enriqueçam esta biblioteca, ao serviço da comunidade geotécnica portuguesa.

Estão desde já disponíveis, através da página da ITA, as apresentações do 1º Seminário de Túneis e Obras Subterrâneas, realizado em 29 e 30 Junho de 2006 (http://www.ita-aites.org/cms/1562.html). Não deixe de explorar o site da ITA, onde está disponível para os sócios uma grande quantidade de material de interesse, nomeadamente artigos, palestras, relatórios de comissões e grupos de trabalho.

Apoios

A CPT tem contado com a colaboração generosa e interessada de um elevado número de patrocinadores nos seus eventos e na preparação do livro “Túneis em Portugal”. Citam-se seguidamente as empresas e entidades que de forma continuada têm estado presentes nesse apoio.

AECOPS Associação de Empresas de Construção e Obras Publicas e Serviços

Atlas Copco

BASF

BEKAERT

BIU Internacional

Brisa – Auto-estradas de Portugal, S.A

Câmara Municipal de Lisboa

COBA Consultores de Engenharia e Ambiente

CONSULGAL CONSULTORES DE ENGENHARIA E GESTÃO S.A.

DST

EDP Energias de Portugal

Elsamex Portugal-Engenharia e Sistemas de Gestão S.A.

EPOS – Empresa Portuguesa de Obras Subterrâneas, S.A.

 

GEOTRILHO – Topografia, Engenharia e Projeto

Infraestruturas de Portugal, S.A. 

Jetsj – Geotecnia Lda

Linklaters LLP

MAPEI PORTUGAL

Maquinter de Portugal

Orica Mining Services Portugal, SA

SIKA/JBS

A CPT está aberta ao patrocínio de entidades envolvidas em atividades relacionadas com obras subterrâneas.

Links

Contactos

COMISSÃO PORTUGUESA DE TÚNEIS E DO ESPAÇO SUBTERRÂNEO

Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)
Av. do Brasil, 101 
1700-066 Lisboa – Portugal

E-mail: cptuneis-spg@lnec.pt
Tel: (+ 351) 218 443 419
Fax: (+ 351) 218 443 021