É com grande satisfação que partilhamos as atividades desenvolvidas e em curso no seio da Comissão Portuguesa de Geossintéticos (IGS-Portugal).
Em abril de 2021 disponibilizámos, gratuitamente, neste portal, o livro “Geossintéticos em Engenharia Civil: Dimensionamento, Instalação e Casos de Obra”, com o objetivo de dar a conhecer os benefícios que o emprego dos geossintéticos encerram e sensibilizar para os desafios geotécnicos que o dimensionamento e a instalação destes materiais colocam nas diversas obras de engenharia civil onde são aplicados. Foi uma tarefa que nos encheu de orgulho e que só foi possível graças ao empenho de um número alargado de intervenientes, dos quais destacamos os autores dos diferentes capítulos e os patrocinadores.
Em setembro de 2021 concluímos a tradução do eBook “Preparar o terreno para um futuro promissor”. O documento original “Preparing the ground for a brighter future” foi baseado na Lição Giroud de 2018: Curar o Mundo: uma solução com geossintéticos, proferida pela vice‑presidente da IGS Nathalie Touze, e visa demonstrar como os geossintéticos ajudam a enfrentar alguns dos maiores desafios do mundo. A versão portuguesa deste eBook encontra‑se também disponível neste portal, sendo a tradução sido realizada conjuntamente com a IGS Brasil.
Também com o contributo da IGS Brasil, estão em tradução vários folhetos técnicos, que correspondem a atualizações de folhetos existentes sobre os geossintéticos em múltiplas aplicações, incluindo aterros de resíduos, vias-férreas, estradas não pavimentadas, aterros em solos moles, muros de suporte, etc. As versões atualizadas destes documentos substituirão, oportunamente, os folhetos presentemente disponíveis neste portal.
Em outubro de 2021 procedemos, igualmente, à atualização das listas de normas sobre geossintéticos, que convidamos todos os interessados a consultar neste portal.
Retomámos as Sessões Técnicas sobre Geossintéticos. A 4ª Sessão, subordinada ao tema “Aplicações de geossintéticos em obras marítimas, fluviais e de controlo de erosão costeira”, realizou-se em 1 de junho de 2022, em regime presencial.
Num mundo cada vez mais global e mais digital, estamos empenhados em alargar a cooperação com outros Capítulos da IGS, em particular com a IGS Brasil. A organização conjunta de eventos técnico-científicos, em português, afigura-se promissora.
Queremos ir mais além! Teríamos muito gosto em integrar as vossas sugestões nas nossas atividades.
O nosso poder de superação nestes dois últimos anos demonstra bem que juntos somos mais fortes!
Terminamos apelando a que se juntem à IGS-Portugal.
Bem-hajam.