No presente artigo são descritos os principais critérios de concepção e de execução adoptados na solução de fundação e de tratamento dos terrenos de fundação da ponte rodo-pedonal de Machico, inserida no plano de requalificação da baia de Machico, assegurando a ligação, na foz, das duas margens da ribeira com o mesmo nome. Dados os condicionamentos verificados, designadamente a ocupação urbana, o seu desenvolvimento na foz da ribeira, a escassos metros do mar, e o cenário geológico-geotécnico desfavorável, caracterizado pela presença de depósitos coluvio-aluvionares de cascalheiras com uma espessura máxima de quase 40m, verificou-se a necessidade de recorrer ao tratamento dos solos de fundação dos encontros e dos dois pilares centrais da ponte. Para tal foi adoptada uma solução de colunas de jet-grouting com 1000mm de diâmetro mínimo, armadas com tubos metálicos. Com o objectivo de validar os principais critério de concepção e execução foi ainda realizado um ensaio de carga à escala real, cujos principais resultados são igualmente destacados no presente artigo.
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