Neste trabalho apresenta-se a obra do túnel do Término de Odivelas, pertencente à Linha Amarela do Metropolitano de Lisboa e os resultados da monitorização efectuada durante o ano de 2003. Em seguida determina-se os parâmetros que definem as curvas empíricas de Gauss e de Yield Density que melhor se ajustam à realidade, descreve-se a metodologia usada nos estudos de retroanálise da obra, com destaque para a modelação numérica tridimensional e retiram-se algumas conclusões acerca das características dos terrenos interessados pela escavação, pertencentes à Formação de Benfica. Em seguida, descreve-se uma metodologia de avaliação do risco de danos em edifícios, efectuada com base em métodos empíricos e análises numéricas bidimensionais e tridimensionais. Comparam-se os resultados obtidos da sua aplicação a um edifício de cinco pisos situado nas proximidades do túnel do Término de Odivelas. Por fim, retiram-se algumas conclusões acerca da importância da consideração da rigidez equivalente do edifício e a sua interacção com o meio circundante.
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