ANTERIORES PREMIADOS

Prémio José Folque - Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa 2019
 

No dia 6 de dezembro de 2019, na Academia das Ciências, em Lisboa, teve lugar o 10.º Encontro de Jovens Geotécnicos

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2019 a Francisco Centeno Dias, com o trabalho intitulado “Comparação de técnicas de tratamento de solos arenosos por biocimentação considerando a homogeneidade e seus efeitos na resistência à compressão simples".

O Prémio foi atribuído no dia 6 de dezembro na Sessão de encerramento do Seminário Escavações em Meio Urbano.
 

Prémio José Folque - Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa 2018
 

No dia 27 de maio de 2018, no Auditório da Universidade dos Açores, teve lugar o 9.º Encontro de Jovens Geotécnicos

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2018 a Martim Rodrigues de Matos, com o trabalho intitulado "Escavação de poços verticais em rocha através do método de Cargas Suspensas na Central Hidroeléctrica de Gouvães". 

O Prémio foi atribuído no dia 29 de maio de 2018, antes do encerramento do 16.º Congresso Nacional de Geotecnia.
 

Prémio José Folque - Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa 2017
 

No dia 13 de Outubro de 2017, no Auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, teve lugar o 8.º Encontro de Jovens Geotécnicos.

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2017 a Catarina Fartaria, com o trabalho intitulado "Aterros de Aproximação a Pontes Integrais: Mitigação de Assentamentos através de Reforço com Geogrelhas". 

O Prémio foi atribuído no dia 13 de Outubro de 2017, antes do encerramento do 1.º Seminário de Geotecnia nos Transportes.

Foram também atribuídas duas Menções Honrosas - Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa: à Ana Sofia Saldanha, com o artigo Microzonamento de suscetibilidade à liquefação aplicado a um caso de estudo da região de Lisboa e ao Pedro Patrício, com o artigo Influência da resistência à flexão de paredes de contenção na rotura de fundo de escavações em solos arenosos.
 

Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2016

 

No dia 19 de Junho de 2016, no Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no primeiro dia do 15º Congresso Nacional de Geotecnia e 8º Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, teve lugar o 7.º Encontro de Jovens Geotécnicos.
 

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2016 a João Pedro Saraiva, com o trabalho intitulado "Avaliação da resistência do solo à cravação de estacas instaladas em condições offshore".

Foi também atribuída uma Menção Honrosa - Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa: à Vanessa Catarina Ramos Aleixo com o artigo "Rotura de fundo em escavações devida a percolação ascendente".

Os Prémios foram atribuídos na sessão de encerramento do 15º Congresso Nacional de Geotecnia e 8º Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia, que decorreu no dia 22 de Junho de 2016.

Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2015
 

No dia 25 de Março de 2015, no Auditório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil,  teve lugar o 6.º Encontro de Jovens Geotécnicos.

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2015 a Henrique Lopes dos Santos Lopes, com o trabalho intitulado "Caracterização térmica de um solo pelo hot wire method". 

O Prémio foi atribuído no dia 25 de Março de 2015, antes da Assembleia Geral da SPG.

Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2014
 

No dia 6 de Abril de 2014, no Anfiteatro Parada da Universidade da Beira Interior (UBI), teve lugar o 5.º Encontro de Jovens Geotécnicos.

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2014 a Ana Luísa Gonçalves Ramos, com o trabalho intitulado "Caracterização e Modelação Numérica da Rugosidade de Descontinuidades Rochosas". 

O Prémio foi atribuído no dia 8 de Abril de 2014, antes da Sessão de Encerramento do 14º Congresso Nacional de Geotecnia.

Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2013
 

No dia 20 de Março de 2013, no Centro de Congressos do LNEC, teve lugar o 4.º Encontro de Jovens Geotécnicos, e onde foram entregues os Prémios Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa.

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2013 a Catarina Cota, com o trabalho intitulado "Influência da Forma da Superfície de Cedência do Terreno no Comportamento de um Túnel e suas Consequências na Avaliação de Danos nas Estruturas  à Superfície". 

Foram atribuídas duas Menções Honrosas: a Gonçalo Rodrigues com o artigo "Estudo da Durabilidade de Dois Agregados Reciclados para Aplicação na Camada de Drenagem de Aterros de Resíduos" e a Miguel Ferreira do Amaral com o artigo "Comportamento Hidro-Mecânico da Areia Siltosa do Porto em Condições Cimentadas e não Saturadas". 

Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2012
 

No dia 17 de Abril de 2012, no Instituto Técnico de Lisboa, teve lugar o 3.º Encontro de Jovens Geotécnicos, tendo sido o Prémio entregue no dia 19 de Abril de 2012, no Centro de Congressos do LNEC.
 

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2012 a Sara Rios da Rocha e Silva, com o trabalho intitulado "Comportamento Cíclico de Misturas de Solo-Cimento".

Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2011
 

No dia 23 de Março de 2011, no Centro de Congressos do LNEC, teve lugar o 2.º Encontro de Jovens Geotécnicos e onde foram entregues os Prémios Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa.

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2011, em ex aequo a André Manuel Soares dos Reis, com o trabalho intitulado "Comportamento hidro-mecânico de solos compactados com diferente teor em água de compactação" e a Magda Cristina Rodrigues Roque, com o trabalho intitulado "Áreas mineiras degradadas. Metodologia para os estudos de caracterização e aplicação à mina de Sto António, Penedono".

Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2010
 

No dia 26 de Abril de 2010, na Universidade do Minho, teve lugar o 1.º Encontro de Jovens Geotécnicos e onde foi entregue o primeiro Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa.

O Júri do Prémio, decidiu atribuir o Prémio Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa - 2010 a Gonçalo Mendes Diniz Vieira, com o trabalho intitulado "Túneis do Troço 98º da Linha Vermelha do ML Projecto e Acompanhamento da Obra" e o Prémio Honorário a Rui Francisco Vieira M. Loureiro da Cruz, com o trabalho intitulado "Modelação Tridimensional do Comportamento do Aterro de Santa Eulália".

SPG