17º Congresso Nacional de Geotecnia (17CNG) & 10º Congresso Luso-Brasileiro de Geotecnia (14 a 17 de novembro de 2021)

A Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) organizaram o 17º Congresso Nacional de Geotecnia (17CNG), subordinado ao tema A Geo, as Ciências e a Tecnologia. O Congresso decorreu ONLINE, de 14 a 17 de novembro de 2021, a partir das instalações do LNEC, em Lisboa.

Na tarde do dia 14 de novembro decorreu o 11.º Encontro de Jovens Geotécnicos (11EJG). Após este encontro, foi apresentada a palestra da 2ª edição do Prémio Ricardo Esquível Teixeira Duarte, e teve lugar a entrega dos Prémios Ricardo Esquível Teixeira Duarte, relativo ao biénio 2017 - 2018, Manuel Rocha, correspondente ao quadriénio de 2016 a 2019, e José Folque - Jovens Geotécnicos em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa de 2020. 

Em associação com o 17CNG, ocorreu o 10.º Congresso Luso Brasileiro de Geotecnia (10CLBG), subordinado ao tema Segurança de Obras Geotécnicas, organizados em conjunto pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia, a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e o LNEC. 

No âmbito deste congresso realizou-se a VII Lição Victor de Mello que foi proferida pelo Professor Oscar Vardé (Argentina) sob o tema Lessons learned from Dams Construction in Patagonia.

O 17CNG e o 10CLBG incluíram 4 sessões plenárias, com apresentação de 8 palestras, proferidas por conceituados especialistas de Portugal, Brasil, Espanha e Estados Unidos da América, e 14 sessões paralelas, com apresentação de 103 comunicações, 83 no 17CNG, e 20 no 10CLBG, de um total de 150 comunicações incluídas nas atas do evento. No final do 10CLBG no dia 15 de novembro, teve, ainda, lugar a VII Victor de Mello Lecture. 

Em substituição das habituais visitas técnicas, na tarde do dia 17, foram apresentadas algumas das mais importantes obras geotécnicas em curso, ou a construir num futuro próximo, em Portugal. 

A tradicional exposição técnica foi substituída pela projeção de um filme sobre as atividades das Empresas patrocinadoras, das modalidades ouro e prata, antes do início das sessões e a permanência do seu logotipo durante a mesma. Os patrocinadores permitiram, também, à Comissão Organizadora oferecer inscrições a estudantes do 2º e 3º ciclos universitários da área de Geotecnia, iniciativa que suscitou uma expressiva adesão. 

Com 290 inscritos, de Portugal, Brasil, Angola e Espanha, e 41 patrocinadores, o evento superou largamente as expetativas iniciais, contribuindo para promover a divulgação de conhecimentos técnico-científicos e o debate, bem como para um profícuo estreitamento das relações profissionais e pessoais entre os participantes.  

Um caloroso bem-haja às Comissão de Honra, Comissão Científica, Comissão de Acompanhamento, Comissão de Revisão, Comissão Organizadora, patrocinadores, palestrantes, autores e participantes que tornaram possível a concretização do evento e contribuíram para o seu sucesso.

+ info: http://17cng2020.lnec.pt/

SPG