Sessão de apresentação do "Guia de Boas Práticas para a Contratação de Obras Geotécnicas Complexas", 18 de julho de 2019

Com organização conjunta da Ordem dos Engenheiros, da Associação Portuguesa de Projectistas e Consultores e da Comissão Portuguesa de Túneis e do Espaço Subterrâneas (CPT) da Sociedade Portuguesa de Geotecnia decorreu no passado dia 18 de julho de 2019 no auditório da sede da OE Engenheiros, em Lisboa, a sessão de apresentação do Guia de Boas Praticas para a Contratação de Obras Geotécnicas Complexas (OGC).

 

O programa da sessão contemplou a apresentação deste Guia que aborda as melhores práticas de construção das OGC, promovendo a adequação dos métodos construtivos inicialmente previstos às condições reais encontradas em obra, através da flexibilização contratual dos contratos públicos.

Refletindo o carácter transversal, o interesse e atualidade do tema, a sessão contou com mais de 170 inscrições, maioritariamente de profissionais de Engenharia das obras subterrâneas, do Direito Administrativo, Gestores Públicos e Entidade Reguladora.

A sessão contou com um interessante e interessado debate. Encontra-se disponível integralmente (cerca de 2h e 30min) no site da OE neste link.

Decorre a fase de divulgação e debate do Guia, que será também apresentado em outras regiões da OE, visando a discussão dos intervenientes nas OGC. As contribuições dos diversos intervenientes neste tipo de obras, em especial as entidades supervisoras e reguladoras, os grandes donos de obras públicas e as empresas de construção e de projeto serão cruciais para a valia da versão final do documento.

Foi criado um email específico para comunicação com o grupo de redatores do Guia (GuiaOGC@gmail.com). 

Apela-se ao envio de contribuições até ao final de outubro de 2019

 SPG