REPOSITÓRIO

INFORMAÇÃO PARA AUTORES

Instruções

Os trabalhos a publicar na revista Geotecnia são classificados como "Artigos", "Notas Técnicas" e "Discussões" de artigos anteriormente publicados na revista. Artigos que descrevam o estudo de casos de obra envolvendo trabalho original relevante na prática da engenharia civil são particularmente encorajados.

Entende-se por "Nota Técnica" a descrição de trabalho técnico-científico cujo grau de elaboração não está suficientemente avançado para dar lugar a um artigo, não devendo ter mais do que 10 páginas.

A decisão de publicar um trabalho na revista compete à Comissão Editorial, competindo-lhe também a respetiva classificação. Cada trabalho será analisado por pelo menos três revisores. Os pareceres dos revisores serão apresentados no prazo de um mês.

A submissão dos trabalhos à revista Geotecnia é efetuada através da página eletrónica com o endereço www.revistageotecnia.com

Através dessa plataforma, far-se-á a comunicação entre a direção da revista, o corpo editorial e os autores para a revisão dos trabalhos.

A redação dos trabalhos deverá respeitar os seguintes pontos:

1.   Os trabalhos devem, como regra, ser apresentados em português ou espanhol e redigidos na terceira pessoa.

2.  O trabalho deve ser enviado em suporte informático. Está disponível na página eletrónica anteriormente referida um "template" para Microsoft Word que o autor poderá utilizar. O título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e o texto do artigo (incluindo figuras, tabelas e/ou quadros) devem ser guardados no suporte informático em ficheiro único e devidamente identificado.

3.  O Título do trabalho não deve exceder 75 carateres incluindo espaços, devendo ser apresentado em português ou espanhol e inglês.

4.  A seguir ao título deve(m) ser indicado(s) o(s) nome(s) do(s) autor(es) e em rodapé um máximo de três referências aos seus graus académicos ou cargos profissionais.

5.  Cada artigo deve iniciar-se por um resumo informativo que não deve exceder as 150 palavras, e que será seguido de tradução livre em inglês (abstract). Logo a seguir ao resumo/abstract devem ser indicadas três palavras-chave que caraterizem o conteúdo do artigo.

6.   Em princípio os artigos não devem exceder as 30 páginas.

7.   As figuras devem ser fornecidas incluídas no ficheiro do artigo e na sequência adequada. As figuras podem ser a cores mas os autores devem ter em conta que na versão impressa serão convertidas para preto e branco. Os autores deverão garantir, na sua preparação, que linhas e símbolos sejam legíveis no formato de impressão.

8.   As equações devem ser numeradas junto ao limite direito da folha.

9.  Todos os símbolos devem estar, dum modo geral, em conformidade com a lista publicada no volume dos "Proceedings of the Ninth International Conference on Soil Mechanics and Foundation Engineering" (Tóquio 1977) e com a lista de símbolos organizada em março de 1970 pela "Commissionon Terminology, Symbols and Graphics Representation" da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas.

10. As referências bibliográficas no meio do texto devem ser feitas de acordo com a Norma Portuguesa NP-405 de 1996, indicando o nome do autor (sem iniciais) seguido do ano de publicação entre parêntesis [por exemplo: Skempton e Henkel (1975) ou Lupini et al. (1981)]. No caso de mais de uma referência relativa ao mesmo autor e ao mesmo ano, devem ser usados sufixos a), b), etc.

11. O artigo deve terminar com uma lista de referências bibliográficas organizada por ordem alfabética do nome (apelido) do primeiro autor, seguido do(s) nome(s) do(s) outro(s) autor(es), caso o(s) haja, e do ano de publicação, do título da obra, editor e local (ou referência completa da revista em que foi publicado).

12. Só serão aceites discussões de artigos publicadas até seis meses após a publicação do número da revista onde este se insere. As discussões serão enviadas ao autor, o qual poderá responder. "Discussões" e "Respostas" serão, tanto quanto possível, publicadas conjuntamente.

13. O título das discussões e da resposta é o mesmo do artigo original, acrescido da indicação "Discussão" ou "Resposta". Seguidamente deve constar o nome do autor da discussão ou da resposta, de acordo com o estabelecido no ponto 4.

14. As instruções para publicação de discussões e respostas são idênticas às normas para publicação de artigos.

Outras informações e esclarecimentos podem ser pedidos a:

Direção da Revista Geotecnia

SPG, a/c LNEC - Av. Brasil, 101, 1700-066 Lisboa, Portugal

E-mail: editor@revistageotecnia.com

 SPG