Regulamento

16º CONGRESSO NACIONAL DE GEOTECNIA

O 16º Congresso Nacional de Geotecnia, subordinado ao tema "Geotecnia, Riscos Naturais e Geotécnicos e Sustentabilidade", organizado em parceria com o Laboratório Regional de Engenharia Civil dos Açores.

 

O evento realizou-se entre 27 e 30 de maio de 2018 em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores, beneficiando do contacto direto com condições geológicas e geotécnicas específicas daquela região vulcânica.

Em associação com o 16CNG ocorreram as 6as Jornadas Luso-Espanholas de Geotecnia, subordinadas ao tema "Obras Geotécnicas em Terrenos Vulcânicos", organizadas em conjunto com a Sociedad Española de Mécanica del Suelo e Inginiería Geotécnica.

Foram inicialmente registados 428 resumos, submetidos por um total de 911 autores, provenientes de 26 países, em especial de Portugal, Brasil e Espanha. O processo de revisão científica, que envolveu um total de 104 revisores, conduziu, no final, a 266 trabalhos aceites, dos quais 158 foram apresentados oralmente durante o evento. Com 330 inscrições registadas, 25 patrocinadores e 12 expositores, o Congresso dos Açores superou largamente as expectativas iniciais.

No fim do congresso, os participantes foram convidados a responder a um breve inquérito de avaliação do grau de satisfação com 16CNG. Numa apreciação global, das 95 opiniões recolhidas, 99% manifestaram a sua satisfação, sendo que 75% destes ficaram muito satisfeitos. Este resultado extremamente positivo, justifica um caloroso voto de felicitações e de agradecimento à Comissão Organizadora.

O Congresso dos Açores será recordado, por todos aqueles que nele participaram, como um Congresso de Geotecnia especial e singular!

 

Para mais informações visite o seguinte link

 SPG