Linha Ferroviária Do Sul: Casos De Instabilidade Em Taludes De Escavação, Ocorrências E Medidas De Estabilização
A Linha Ferroviária do Sul, no troço Amoreiras-Messines, encontra-se inserida no Grupo do Flysch do Baixo Alentejo (Formação de Mira), num ambiente geológico-geotécnico de maciços rochosos de baixa resistência e com uma especificidade própria duma zona fortemente tectonizada. Na sequência de intensos períodos de precipitação, foram identificados fenómenos de instabilidade em diversos taludes ao longo […]
Estabilização Dos Taludes Do Setor Cava Oeste Da Mina De Águas Claras. Belo Horizonte. Brasil
A comunicação apresenta os aspectos construtivos de uma das maiores obras de recuperação de antigas áreas de mineração no Brasil. Executada no setor Cava Oeste da Mina de Águas Claras, com topografia e geologia complexas, que favorecem a evolução muito rápida da erosão, quase atingindo a crista da Serra do Curral, ambiente protegido legalmente, nos […]
Modernização Da Linha Da Beira Alta – Caracterização, Zonamento E Tratamento Da Plataforma Ferroviária
A plataforma de via constitui a superfície de apoio das camadas constituintes da designada superestrutura ferroviária, pelo que o seu desadequado desempenho coloca em causa o bom funcionamento da infraestrutura, resultando em perdas para a exploração. No presente artigo descreve-se, em primeiro lugar, a metodologia de classificação e de zonamento da atual plataforma ferroviária da […]
Estudio De Alternativas Para La Mejora Del Terreno En Suelos Blandos De Alta Agresividad
En el contexto de un proyecto de construcción de presas de materiales sueltos para depósito de estériles mineros, ha sido necesario diseñar un tramo de dique de 40 m de altura, apoyado casi completamente sobre estériles de planta, vertidos en fases anteriores, a excepción de su pie, el cual se apoya sobre sustrato rocoso. Por […]
Muros De Solos Reforçados Com Malhas De Armaduras. O Caso Do Muro M2 Do Marl – Mercado Abastecedor Da Região De Lisboa
Na presente comunicação destaca-se o muro de solos reforçados com malhas de armaduras VSL realizado na contenção do aterro geral da plataforma do MARL (Mercado Abastecedor da Região de Lisboa) em virtude do seu grande desenvolvimento, cerca de 430 m, e da sua apreciável altura, que chega a atingir 16 m, características geométricas que condicionaram […]
Sobre A Prática Brasileira De Projeto Geotécnico De Aterros Rodoviários Em Terrenos Com Solos Muito Moles
É apresentado um conjunto de observações práticas sobre o projeto geotécnico de aterros rodoviários, construídos sobre solos muito moles. São abordados aspectos referentes a prospecções geotécnicas e alternativas de projeto. As questões de prospecções geotécnicas enfocadas são: sondagens com SPT e ensaios de caracterização, qualidade de amostras indeformadas e ensaios de adensamento em laboratório e […]