Linha Ferroviária Do Sul: Casos De Instabilidade Em Taludes De Escavação, Ocorrências E Medidas De Estabilização

A Linha Ferroviária do Sul, no troço Amoreiras-Messines, encontra-se inserida no Grupo do Flysch do Baixo Alentejo (Formação de Mira), num ambiente geológico-geotécnico de maciços rochosos de baixa resistência e com uma especificidade própria duma zona fortemente tectonizada. Na sequência de intensos períodos de precipitação, foram identificados fenómenos de instabilidade em diversos taludes ao longo […]

Modernização Da Linha Da Beira Alta – Caracterização, Zonamento E Tratamento Da Plataforma Ferroviária

A plataforma de via constitui a superfície de apoio das camadas constituintes da designada superestrutura ferroviária, pelo que o seu desadequado desempenho coloca em causa o bom funcionamento da infraestrutura, resultando em perdas para a exploração. No presente artigo descreve-se, em primeiro lugar, a metodologia de classificação e de zonamento da atual plataforma ferroviária da […]

Sobre A Prática Brasileira De Projeto Geotécnico De Aterros Rodoviários Em Terrenos Com Solos Muito Moles

É apresentado um conjunto de observações práticas sobre o projeto geotécnico de aterros rodoviários, construídos sobre solos muito moles. São abordados aspectos referentes a prospecções geotécnicas e alternativas de projeto. As questões de prospecções geotécnicas enfocadas são: sondagens com SPT e ensaios de caracterização, qualidade de amostras indeformadas e ensaios de adensamento em laboratório e […]