Reabilitação, Recalce E Reforço De Uma Infraestrutura Portuária Para Instalação De Um Synchrolift Para Navios De 9000 Toneladas
Artigo onde serão abordadas as soluções concebidas para a empreitada de conceção/construção para o reforço de um cais existente, dotando-o de características compatíveis com a instalação de um Synchrolift para embarcações de 9000 toneladas, o que implicou a realização do aprofundamento do fundo marinho em 8m, da cota -10.00ZH para a cota -18.00ZH. Além de […]
Reabilitação Da Barragem De Djorf Torba. Aspetos Geológico-Geotécnicos Da Fundação
A Barragem de Djorf Torba, concluída em 1969, localiza-se no rio Guir na província de Béchar, na Argélia. A albufeira tem um volume armazenado de cerca de 239 hm3 e cumpre objetivos de fornecimento de água para o regadio e, desde 1985, de abastecimento público às cidades de Kénadsa e Béchar. A barragem principal é […]
Comportamento Da Geomembrana De Pead Após 20 Anos Em Serviço No Reservatório De Areias De Vilar
A geomembrana de polietileno de alta densidade instalada nos taludes do Reservatório de Água Bruta da Estação de Tratamento de Areias de Vilar há mais de 20 anos, apresenta indícios de degradação e vários danos, tais como vincos, rasgos, punçoamentos e fissuras devido a stress cracking. Para estudar o comportamento da geomembrana, foram realizados ensaios […]
Linha Ferroviária Da Beira Alta – Portugal. Geotecnia Na Reabilitação De Linhas Ferroviárias
O presente artigo aborda as questões geotécnicas relacionadas com o projeto de modernização da Linha Ferroviária da Beira Alta – Portugal, nos troços Mangualde/Guarda e Guarda/Vilar Formoso. São apresentadas as soluções geotécnicas encontradas para conseguir otimizar as intervenções, quer ao nível de custos, quer de prazos de execução, tendo em conta a grande extensão da […]
Barragem De Paradela- A Impermeabilização Do Paramento De Montante Com Geossintéticos
A Barragem de Paradela, construída em 1958, é do tipo enrocamento lançado com 110 metros de altura, dispondo a montante de uma cortina em betão armado e de um muro corta águas ao longo da inserção na fundação. A cortina estanque é dividida em lajes de betão armado dispondo de juntas providas com lâmina de […]
Soluções De Estabilização De Taludes Na Rede Brisa
Esta comunicação tem como objetivo apresentar sucintamente dois casos práticos de instabilizações de aterros que ocorreram, durante a fase de exploração da rede de autoestradas concessionada à Brisa Concessão Rodoviária S.A. (BCR). Tratam-se de intervenções executadas junto à plataforma rodoviária, onde foi necessário estudar soluções geotécnicas de contenção tendo em consideração as condicionantes inerentes à […]
Análise Do Uso De Solução Polmérica Como Método Sustentável De Estabilização Para Pavimentação
Obras de infraestrutura rodoviária são fundamentais para o desenvolvimento de um país. Algumas regiões possuem solos não conformes com normas vigentes ou não resistem adequadamente ao estado tensões, sendo necessário melhoramento ou estabilização deste. A implementação de obras rodoviárias gera impacto ao meio ambiente, uma forma de minimização é a utilização de materiais alternativos. Esses […]
Modernização Da Linha Da Beira Alta – Caracterização, Zonamento E Tratamento Da Plataforma Ferroviária
A plataforma de via constitui a superfície de apoio das camadas constituintes da designada superestrutura ferroviária, pelo que o seu desadequado desempenho coloca em causa o bom funcionamento da infraestrutura, resultando em perdas para a exploração. No presente artigo descreve-se, em primeiro lugar, a metodologia de classificação e de zonamento da atual plataforma ferroviária da […]
Nanopartículas Aplicadas Na Imobilização De Contaminantes Num Solo
Neste trabalho experimental estuda-se o potencial de aplicação de nanotubos de carbono (CNTs) na remediação de um solo contaminado, especialmente para imobilizar iões metálicos chumbo, cobre, níquel e zinco, comummente presente em solos contaminados portugueses. Para evitar a aglomeração dos CNTs, com a consequente perda de eficiência, uma suspensão aquosa de CNTs foi preparada usando […]
Projeto Geotécnico Para A Estabilização E Contenção De Dois Taludes Nas E. R. 103 E E. R. 107 Na Ilha Da Madeira
Nesta comunicação são apresentados dois casos de estabilização e contenção de taludes na ilha da Madeira: talude da Cruzinha, confinante com a E.R. 103, e talude do Colmeal, confinante com a E.R. 107. Tratam-se de taludes de grande altura e pendentes íngremes que interessam materiais piroclásticos e formações basálticas, recortados pelas estradas regionais. Os principais […]
Proposta De Técnicas De Bioengenharia Para Controle De Erosão Em Taludes
O objetivo dessa comunicação é apresentar a importância e propor técnicas de bioengenharia para controle de erosão em um talude. Com uma correta avaliação, técnicas de bioengenharia para problemas geotécnicos tornaram-se uma importante alternativa para a sustentabilidade das obras de infraestrutura. O talude em estudo pertence ao Lote 4 do Rodoanel Norte da cidade de […]
Ponte Do Ceira: Fundações Mistas Com Recurso A Microestacas
A ponte sobre o rio Ceira, integrada na autoestrada A13, a sul da cidade de Coimbra, freguesia de Ceira, consiste numa solução de aduelas, em betão armado préesforçado, formada pela estrutura da ponte propriamente dita e por um viaduto de acesso, numa extensão total de 930 m. Perante o dispositivo geológico-geotécnico reconhecido e a importância […]