Proposta De Técnicas De Bioengenharia Para Controle De Erosão Em Taludes

O objetivo dessa comunicação é apresentar a importância e propor técnicas de bioengenharia para controle de erosão em um talude. Com uma correta avaliação, técnicas de bioengenharia para problemas geotécnicos tornaram-se uma importante alternativa para a sustentabilidade das obras de infraestrutura. O talude em estudo pertence ao Lote 4 do Rodoanel Norte da cidade de […]

Ponte Do Ceira: Fundações Mistas Com Recurso A Microestacas

A ponte sobre o rio Ceira, integrada na autoestrada A13, a sul da cidade de Coimbra, freguesia de Ceira, consiste numa solução de aduelas, em betão armado préesforçado, formada pela estrutura da ponte propriamente dita e por um viaduto de acesso, numa extensão total de 930 m. Perante o dispositivo geológico-geotécnico reconhecido e a importância […]

Reabilitação De Túneis Centenários Da Rede Ferroviária Portuguesa, Na Linha Do Minho – Troço Viana Do Castelo / Valença – Fronteira

No âmbito do empreendimento da eletrificação e reabilitação do troço Viana do Castelo/Valença-fronteira, da Linha do Minho, com cerca de 49 km de desenvolvimento em via única, foram definidas soluções de reabilitação dos 3 túneis deste trecho, datados de 1878. A existência de vários tipos de revestimentos na secção dos túneis, assim como a necessidade […]

Reabilitação Do Túnel De Derivação Alto Ceira ‒ Santa Luzia

O aproveitamento hidroelétrico de Santa Luzia está localizado no distrito de Coimbra e inclui, para além da respetiva barragem de Santa Luzia e central, a barragem do Alto Ceira II e o túnel que deriva a água desta albufeira para a albufeira principal de Santa Luzia. Este túnel é um elemento importante do aproveitamento pois […]

Trecho Experimental Com Incorporação De Ligantes Baseados Em Resíduos Industriais

O artigo descreve, daquilo que é conhecimento dos autores, a primeira tentativa de construção de um trecho experimental estabilizado com cinzas volantes (resíduo) ativadas por 2 reagentes comerciais (NaOH e Na2SiO3) e por 1 resíduo industrial (solução de limpeza). Em planta, o trecho possui 80 m de comprimento e 2,5 m de largura, e foi […]

Reabilitação De Plataformas Ferroviárias Com Tratamento De Solos – Alguns Resultados Do Projeto Groutrail

As obras de reabilitação de antigas plataformas ferroviárias envolvem, em geral, processos complexos, demorados e dispendiosos, que muitas vezes causam perturbações significativas à normal operação ferroviária. Embora existam relatos de aplicação de diferentes técnicas de reforço, desde a substituição de solos até à colocação de geossintéticos, apenas algumas permitem intervenções com restrições mínimas à operação […]

Reabilitação, Recalce E Reforço De Uma Infraestrutura Portuária Para Instalação De Um Synchrolift Para Navios De 9000 Toneladas

Artigo onde serão abordadas as soluções concebidas para a empreitada de conceção/construção para o reforço de um cais existente, dotando-o de características compatíveis com a instalação de um Synchrolift para embarcações de 9000 toneladas, o que implicou a realização do aprofundamento do fundo marinho em 8m, da cota -10.00ZH para a cota -18.00ZH. Além de […]

Linha Ferroviária Da Beira Alta – Portugal. Geotecnia Na Reabilitação De Linhas Ferroviárias

O presente artigo aborda as questões geotécnicas relacionadas com o projeto de modernização da Linha Ferroviária da Beira Alta – Portugal, nos troços Mangualde/Guarda e Guarda/Vilar Formoso. São apresentadas as soluções geotécnicas encontradas para conseguir otimizar as intervenções, quer ao nível de custos, quer de prazos de execução, tendo em conta a grande extensão da […]