Soluções De Estabilização De Taludes Na Rede Brisa
Esta comunicação tem como objetivo apresentar sucintamente dois casos práticos de instabilizações de aterros que ocorreram, durante a fase de exploração da rede de autoestradas concessionada à Brisa Concessão Rodoviária S.A. (BCR). Tratam-se de intervenções executadas junto à plataforma rodoviária, onde foi necessário estudar soluções geotécnicas de contenção tendo em consideração as condicionantes inerentes à […]
Análise Do Uso De Solução Polmérica Como Método Sustentável De Estabilização Para Pavimentação
Obras de infraestrutura rodoviária são fundamentais para o desenvolvimento de um país. Algumas regiões possuem solos não conformes com normas vigentes ou não resistem adequadamente ao estado tensões, sendo necessário melhoramento ou estabilização deste. A implementação de obras rodoviárias gera impacto ao meio ambiente, uma forma de minimização é a utilização de materiais alternativos. Esses […]
Modernização Da Linha Da Beira Alta – Caracterização, Zonamento E Tratamento Da Plataforma Ferroviária
A plataforma de via constitui a superfície de apoio das camadas constituintes da designada superestrutura ferroviária, pelo que o seu desadequado desempenho coloca em causa o bom funcionamento da infraestrutura, resultando em perdas para a exploração. No presente artigo descreve-se, em primeiro lugar, a metodologia de classificação e de zonamento da atual plataforma ferroviária da […]
Nanopartículas Aplicadas Na Imobilização De Contaminantes Num Solo
Neste trabalho experimental estuda-se o potencial de aplicação de nanotubos de carbono (CNTs) na remediação de um solo contaminado, especialmente para imobilizar iões metálicos chumbo, cobre, níquel e zinco, comummente presente em solos contaminados portugueses. Para evitar a aglomeração dos CNTs, com a consequente perda de eficiência, uma suspensão aquosa de CNTs foi preparada usando […]
Projeto Geotécnico Para A Estabilização E Contenção De Dois Taludes Nas E. R. 103 E E. R. 107 Na Ilha Da Madeira
Nesta comunicação são apresentados dois casos de estabilização e contenção de taludes na ilha da Madeira: talude da Cruzinha, confinante com a E.R. 103, e talude do Colmeal, confinante com a E.R. 107. Tratam-se de taludes de grande altura e pendentes íngremes que interessam materiais piroclásticos e formações basálticas, recortados pelas estradas regionais. Os principais […]
Proposta De Técnicas De Bioengenharia Para Controle De Erosão Em Taludes
O objetivo dessa comunicação é apresentar a importância e propor técnicas de bioengenharia para controle de erosão em um talude. Com uma correta avaliação, técnicas de bioengenharia para problemas geotécnicos tornaram-se uma importante alternativa para a sustentabilidade das obras de infraestrutura. O talude em estudo pertence ao Lote 4 do Rodoanel Norte da cidade de […]
Ponte Do Ceira: Fundações Mistas Com Recurso A Microestacas
A ponte sobre o rio Ceira, integrada na autoestrada A13, a sul da cidade de Coimbra, freguesia de Ceira, consiste numa solução de aduelas, em betão armado préesforçado, formada pela estrutura da ponte propriamente dita e por um viaduto de acesso, numa extensão total de 930 m. Perante o dispositivo geológico-geotécnico reconhecido e a importância […]
Acesso À Central Hidroelétrica Do Cabril: Avaliação Do Risco E Estabilização Da Encosta
Desde a época da construção do aproveitamento hidroelétrico do Cabril, nos anos 50 do século passado, que se têm registado situações de instabilidade na encosta da margem esquerda do rio Zêzere, a jusante da barragem, onde se localiza a estrada de acesso à central hidroelétrica, colocando em risco a circulação na mesma, bem como as […]
Reabilitação De Túneis Centenários Da Rede Ferroviária Portuguesa, Na Linha Do Minho – Troço Viana Do Castelo / Valença – Fronteira
No âmbito do empreendimento da eletrificação e reabilitação do troço Viana do Castelo/Valença-fronteira, da Linha do Minho, com cerca de 49 km de desenvolvimento em via única, foram definidas soluções de reabilitação dos 3 túneis deste trecho, datados de 1878. A existência de vários tipos de revestimentos na secção dos túneis, assim como a necessidade […]
Comportamento De Aterro Sobre Solo Mole Nas Obras De Expansão De Um Porto Marítimo No Litoral De Santa Catarina, Brasil.
Os portos marítimos do litoral do estado de Santa Catarina são considerados como pontos essenciais da atividade económica do estado, para além de serem considerados dos terminais mais ágeis e eficientes da América Latina. Em finais de 2016 foi dado o início dos trabalhos de expansão do terminal de cargas de um dos portos, numa […]
Reabilitação Do Túnel De Derivação Alto Ceira ‒ Santa Luzia
O aproveitamento hidroelétrico de Santa Luzia está localizado no distrito de Coimbra e inclui, para além da respetiva barragem de Santa Luzia e central, a barragem do Alto Ceira II e o túnel que deriva a água desta albufeira para a albufeira principal de Santa Luzia. Este túnel é um elemento importante do aproveitamento pois […]
Trecho Experimental Com Incorporação De Ligantes Baseados Em Resíduos Industriais
O artigo descreve, daquilo que é conhecimento dos autores, a primeira tentativa de construção de um trecho experimental estabilizado com cinzas volantes (resíduo) ativadas por 2 reagentes comerciais (NaOH e Na2SiO3) e por 1 resíduo industrial (solução de limpeza). Em planta, o trecho possui 80 m de comprimento e 2,5 m de largura, e foi […]