Proposta De Técnicas De Bioengenharia Para Controle De Erosão Em Taludes
O objetivo dessa comunicação é apresentar a importância e propor técnicas de bioengenharia para controle de erosão em um talude. Com uma correta avaliação, técnicas de bioengenharia para problemas geotécnicos tornaram-se uma importante alternativa para a sustentabilidade das obras de infraestrutura. O talude em estudo pertence ao Lote 4 do Rodoanel Norte da cidade de […]
Ponte Do Ceira: Fundações Mistas Com Recurso A Microestacas
A ponte sobre o rio Ceira, integrada na autoestrada A13, a sul da cidade de Coimbra, freguesia de Ceira, consiste numa solução de aduelas, em betão armado préesforçado, formada pela estrutura da ponte propriamente dita e por um viaduto de acesso, numa extensão total de 930 m. Perante o dispositivo geológico-geotécnico reconhecido e a importância […]
Acesso À Central Hidroelétrica Do Cabril: Avaliação Do Risco E Estabilização Da Encosta
Desde a época da construção do aproveitamento hidroelétrico do Cabril, nos anos 50 do século passado, que se têm registado situações de instabilidade na encosta da margem esquerda do rio Zêzere, a jusante da barragem, onde se localiza a estrada de acesso à central hidroelétrica, colocando em risco a circulação na mesma, bem como as […]
Reabilitação De Túneis Centenários Da Rede Ferroviária Portuguesa, Na Linha Do Minho – Troço Viana Do Castelo / Valença – Fronteira
No âmbito do empreendimento da eletrificação e reabilitação do troço Viana do Castelo/Valença-fronteira, da Linha do Minho, com cerca de 49 km de desenvolvimento em via única, foram definidas soluções de reabilitação dos 3 túneis deste trecho, datados de 1878. A existência de vários tipos de revestimentos na secção dos túneis, assim como a necessidade […]
Comportamento De Aterro Sobre Solo Mole Nas Obras De Expansão De Um Porto Marítimo No Litoral De Santa Catarina, Brasil.
Os portos marítimos do litoral do estado de Santa Catarina são considerados como pontos essenciais da atividade económica do estado, para além de serem considerados dos terminais mais ágeis e eficientes da América Latina. Em finais de 2016 foi dado o início dos trabalhos de expansão do terminal de cargas de um dos portos, numa […]
Reabilitação Do Túnel De Derivação Alto Ceira ‒ Santa Luzia
O aproveitamento hidroelétrico de Santa Luzia está localizado no distrito de Coimbra e inclui, para além da respetiva barragem de Santa Luzia e central, a barragem do Alto Ceira II e o túnel que deriva a água desta albufeira para a albufeira principal de Santa Luzia. Este túnel é um elemento importante do aproveitamento pois […]
Trecho Experimental Com Incorporação De Ligantes Baseados Em Resíduos Industriais
O artigo descreve, daquilo que é conhecimento dos autores, a primeira tentativa de construção de um trecho experimental estabilizado com cinzas volantes (resíduo) ativadas por 2 reagentes comerciais (NaOH e Na2SiO3) e por 1 resíduo industrial (solução de limpeza). Em planta, o trecho possui 80 m de comprimento e 2,5 m de largura, e foi […]
Reabilitação De Plataformas Ferroviárias Com Tratamento De Solos – Alguns Resultados Do Projeto Groutrail
As obras de reabilitação de antigas plataformas ferroviárias envolvem, em geral, processos complexos, demorados e dispendiosos, que muitas vezes causam perturbações significativas à normal operação ferroviária. Embora existam relatos de aplicação de diferentes técnicas de reforço, desde a substituição de solos até à colocação de geossintéticos, apenas algumas permitem intervenções com restrições mínimas à operação […]
Reabilitação, Recalce E Reforço De Uma Infraestrutura Portuária Para Instalação De Um Synchrolift Para Navios De 9000 Toneladas
Artigo onde serão abordadas as soluções concebidas para a empreitada de conceção/construção para o reforço de um cais existente, dotando-o de características compatíveis com a instalação de um Synchrolift para embarcações de 9000 toneladas, o que implicou a realização do aprofundamento do fundo marinho em 8m, da cota -10.00ZH para a cota -18.00ZH. Além de […]
Reabilitação Da Barragem De Djorf Torba. Aspetos Geológico-Geotécnicos Da Fundação
A Barragem de Djorf Torba, concluída em 1969, localiza-se no rio Guir na província de Béchar, na Argélia. A albufeira tem um volume armazenado de cerca de 239 hm3 e cumpre objetivos de fornecimento de água para o regadio e, desde 1985, de abastecimento público às cidades de Kénadsa e Béchar. A barragem principal é […]
Comportamento Da Geomembrana De Pead Após 20 Anos Em Serviço No Reservatório De Areias De Vilar
A geomembrana de polietileno de alta densidade instalada nos taludes do Reservatório de Água Bruta da Estação de Tratamento de Areias de Vilar há mais de 20 anos, apresenta indícios de degradação e vários danos, tais como vincos, rasgos, punçoamentos e fissuras devido a stress cracking. Para estudar o comportamento da geomembrana, foram realizados ensaios […]
Linha Ferroviária Da Beira Alta – Portugal. Geotecnia Na Reabilitação De Linhas Ferroviárias
O presente artigo aborda as questões geotécnicas relacionadas com o projeto de modernização da Linha Ferroviária da Beira Alta – Portugal, nos troços Mangualde/Guarda e Guarda/Vilar Formoso. São apresentadas as soluções geotécnicas encontradas para conseguir otimizar as intervenções, quer ao nível de custos, quer de prazos de execução, tendo em conta a grande extensão da […]