Reabilitação, Recalce E Reforço De Uma Infraestrutura Portuária Para Instalação De Um Synchrolift Para Navios De 9000 Toneladas

Artigo onde serão abordadas as soluções concebidas para a empreitada de conceção/construção para o reforço de um cais existente, dotando-o de características compatíveis com a instalação de um Synchrolift para embarcações de 9000 toneladas, o que implicou a realização do aprofundamento do fundo marinho em 8m, da cota -10.00ZH para a cota -18.00ZH. Além de […]

Linha Ferroviária Da Beira Alta – Portugal. Geotecnia Na Reabilitação De Linhas Ferroviárias

O presente artigo aborda as questões geotécnicas relacionadas com o projeto de modernização da Linha Ferroviária da Beira Alta – Portugal, nos troços Mangualde/Guarda e Guarda/Vilar Formoso. São apresentadas as soluções geotécnicas encontradas para conseguir otimizar as intervenções, quer ao nível de custos, quer de prazos de execução, tendo em conta a grande extensão da […]

Soluções De Estabilização De Taludes Na Rede Brisa

Esta comunicação tem como objetivo apresentar sucintamente dois casos práticos de instabilizações de aterros que ocorreram, durante a fase de exploração da rede de autoestradas concessionada à Brisa Concessão Rodoviária S.A. (BCR). Tratam-se de intervenções executadas junto à plataforma rodoviária, onde foi necessário estudar soluções geotécnicas de contenção tendo em consideração as condicionantes inerentes à […]

Análise Do Uso De Solução Polmérica Como Método Sustentável De Estabilização Para Pavimentação

Obras de infraestrutura rodoviária são fundamentais para o desenvolvimento de um país. Algumas regiões possuem solos não conformes com normas vigentes ou não resistem adequadamente ao estado tensões, sendo necessário melhoramento ou estabilização deste. A implementação de obras rodoviárias gera impacto ao meio ambiente, uma forma de minimização é a utilização de materiais alternativos. Esses […]

Modernização Da Linha Da Beira Alta – Caracterização, Zonamento E Tratamento Da Plataforma Ferroviária

A plataforma de via constitui a superfície de apoio das camadas constituintes da designada superestrutura ferroviária, pelo que o seu desadequado desempenho coloca em causa o bom funcionamento da infraestrutura, resultando em perdas para a exploração. No presente artigo descreve-se, em primeiro lugar, a metodologia de classificação e de zonamento da atual plataforma ferroviária da […]

Nanopartículas Aplicadas Na Imobilização De Contaminantes Num Solo

Neste trabalho experimental estuda-se o potencial de aplicação de nanotubos de carbono (CNTs) na remediação de um solo contaminado, especialmente para imobilizar iões metálicos chumbo, cobre, níquel e zinco, comummente presente em solos contaminados portugueses. Para evitar a aglomeração dos CNTs, com a consequente perda de eficiência, uma suspensão aquosa de CNTs foi preparada usando […]

Projeto Geotécnico Para A Estabilização E Contenção De Dois Taludes Nas E. R. 103 E E. R. 107 Na Ilha Da Madeira

Nesta comunicação são apresentados dois casos de estabilização e contenção de taludes na ilha da Madeira: talude da Cruzinha, confinante com a E.R. 103, e talude do Colmeal, confinante com a E.R. 107. Tratam-se de taludes de grande altura e pendentes íngremes que interessam materiais piroclásticos e formações basálticas, recortados pelas estradas regionais. Os principais […]

Proposta De Técnicas De Bioengenharia Para Controle De Erosão Em Taludes

O objetivo dessa comunicação é apresentar a importância e propor técnicas de bioengenharia para controle de erosão em um talude. Com uma correta avaliação, técnicas de bioengenharia para problemas geotécnicos tornaram-se uma importante alternativa para a sustentabilidade das obras de infraestrutura. O talude em estudo pertence ao Lote 4 do Rodoanel Norte da cidade de […]

Ponte Do Ceira: Fundações Mistas Com Recurso A Microestacas

A ponte sobre o rio Ceira, integrada na autoestrada A13, a sul da cidade de Coimbra, freguesia de Ceira, consiste numa solução de aduelas, em betão armado préesforçado, formada pela estrutura da ponte propriamente dita e por um viaduto de acesso, numa extensão total de 930 m. Perante o dispositivo geológico-geotécnico reconhecido e a importância […]