Escavação Dos Túneis Da Pista Descendente Da Rodovia Dos Imigrantes, Sp

A construção da pista descendente da Rodovia dos Imigrantes entre a cidade de São Paulo e a Baixada Santista envolve a escavação de 8.230m de túneis com seção escavada de até 160m2. O trabalho busca apresentar as principais características dos túneis e as principais inovações metodológicas adotadas na escavação desses túneis. No trecho em solo, […]

Ancoragens Reinjetáveis E Protendidas Em Solo: Previsão Do Comportamento E Interpretação Do Deslocamento Residual

Este trabalho analisa o comportamento de ancoragens reinjetáveis e protendidas em solo, as quais são largamente aplicadas em grandes contenções, principalmente em áreas urbanas. É apresentado um método de previsão da curva carga-deslocamento do topo da ancoragem, resultado da tese de doutorado apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Souza [1], na qual […]

Reforço De Uma Cortina Atirantada Com Aproveitamento Dos Tirantes Existentes

Este trabalho apresenta a recuperação de uma estrutura de contenção situada nas imediações do sítio da Usina Nuclear de Angra dos Reis. Esta estrutura de contenção, constituída de duas cortinas atirantadas superiores e uma inferior, apresentava-se em condições precárias, com 5 painéis parcialmente rompidos. O projeto inicial levava em conta somente o reforço da cortina […]

Cortinas Ancoradas “Tipo Berlim”: Mecanismo De Colapso Por Insuficiente Resistência Às Cargas Verticais

Analisa-se o problema da estabilidade vertical de estruturas de cortinas ancoradas e descreve-se o padrão do comportamento em condições de equilíbrio vertical precário, com base em dados de casos de estudo, ensaios físicos e modelação numérica. Discute-se o carácter específico do equilíbrio vertical em estruturas de contenção tipo Berlim e aplica-se um modelo de cálculo […]

Extensometria De Longo Prazo Em Uma Obra De Solo Grampeado

Empregou-se um novo procedimento para as medições extensométricas de longo prazo de uma escavação em solo grampeado. O objetivo desta monitoração foi caracterizar a natureza dos esforços atuantes nos grampos. Este novo procedimento busca ultrapassar as dificuldades comumente envolvidas neste tipo de medição e concilia confiabilidade, robustez e acurácia. Foram instrumentados 18 grampos de 3 […]

Análise Do Comportamento Do Túnel Do Rossio Durante Obras De Reabilitação E De Reforço

O túnel ferroviário do Rossio foi concluído em 1890, atravessando várias formações envolvendo calcários, basaltos e também formações arenosas e argilosas. Por se tratar de um túnel antigo, tem sido objecto de obras de reabilitação e de reforço, nomeadamente numa zona ao Km 0,900, e numa zona de atravessamento por um novo túnel do Metropolitano […]

Modelagem Numérica De Escavações Grampeadas

O dimensionamento de estruturas em solo grampeado, em geral, baseia-se na teoria do Equilíbrio Limite, obtendo-se fatores de segurança em superfícies preestabelecidas. Diversos métodos de análise podem ser encontrados na literatura, porém nenhum deles consegue prever deformações no interior da massa grampeada, assim como a redistribuição de esforços nos grampos ao longo das etapas de […]

Metropolitano De Lisboa. Experiência Na Construção De Poços Circulares De Grande Diâmetro

Faz-se uma breve apresentação das obras de expansão do Metropolitano de Lisboa, com especial destaque para as da Linha Amarela, prolongamento Campo Grande – Odivelas, e para a Linha Azul, zona da Baixa, que presentemente se encontram em construção. Em seguida, procura-se ilustrar a experiência do Metropolitano na construção de poços circulares de grande diâmetro […]

Palácio Sotto Mayor: Recalçamento De Edifício Centenário E Escavação De Grande Altura Em Meio Urbano

O presente trabalho tem como objectivo a descrição dos principais critérios de concepção e execução considerados na definição de soluções de contenção e recalçamento, projectadas e executadas no âmbito da obra do Centro Empresarial Palácio Sotto Mayor, assim como o comportamento do Palácio durante os trabalhos de escavação. Os principais objectivos da intervenção prenderam-se com […]

Simulação Numérica Do Reforço Estrutural De Túneis Do Metropolitano De Lisboa

Os túneis incluídos nos 52º e 53º troços do Prolongamento da Linha Amarela do Metropolitano de Lisboa, entre o Campo Grande e Odivelas, foram executados pelo designado método sequencial com recurso a betão projectado e outros meios de sustimento. A solução construtiva previu, antes do desmonte da secção, um reforço dos terrenos em avanço ou […]