Análise Do Comportamento Do Túnel Do Rossio Durante Obras De Reabilitação E De Reforço

O túnel ferroviário do Rossio foi concluído em 1890, atravessando várias formações envolvendo calcários, basaltos e também formações arenosas e argilosas. Por se tratar de um túnel antigo, tem sido objecto de obras de reabilitação e de reforço, nomeadamente numa zona ao Km 0,900, e numa zona de atravessamento por um novo túnel do Metropolitano […]

Modelagem Numérica De Escavações Grampeadas

O dimensionamento de estruturas em solo grampeado, em geral, baseia-se na teoria do Equilíbrio Limite, obtendo-se fatores de segurança em superfícies preestabelecidas. Diversos métodos de análise podem ser encontrados na literatura, porém nenhum deles consegue prever deformações no interior da massa grampeada, assim como a redistribuição de esforços nos grampos ao longo das etapas de […]

Metropolitano De Lisboa. Experiência Na Construção De Poços Circulares De Grande Diâmetro

Faz-se uma breve apresentação das obras de expansão do Metropolitano de Lisboa, com especial destaque para as da Linha Amarela, prolongamento Campo Grande – Odivelas, e para a Linha Azul, zona da Baixa, que presentemente se encontram em construção. Em seguida, procura-se ilustrar a experiência do Metropolitano na construção de poços circulares de grande diâmetro […]

Palácio Sotto Mayor: Recalçamento De Edifício Centenário E Escavação De Grande Altura Em Meio Urbano

O presente trabalho tem como objectivo a descrição dos principais critérios de concepção e execução considerados na definição de soluções de contenção e recalçamento, projectadas e executadas no âmbito da obra do Centro Empresarial Palácio Sotto Mayor, assim como o comportamento do Palácio durante os trabalhos de escavação. Os principais objectivos da intervenção prenderam-se com […]

Simulação Numérica Do Reforço Estrutural De Túneis Do Metropolitano De Lisboa

Os túneis incluídos nos 52º e 53º troços do Prolongamento da Linha Amarela do Metropolitano de Lisboa, entre o Campo Grande e Odivelas, foram executados pelo designado método sequencial com recurso a betão projectado e outros meios de sustimento. A solução construtiva previu, antes do desmonte da secção, um reforço dos terrenos em avanço ou […]

Tratamientos De Refuerzo Del Terreno En El Tramo“Leganés” De Metrosur (Madrid)

A Comunidad de Madrid atualmente, esta construindo ao sul de Madrid uma linha metroviária circular de aproximadamente 40 Km de extensão denominada de “Metrosur”, a qual realizará a conexão entre diversos municipios : Leganés, Alcorcón, Móstoles, etc. O Tramo de Leganés possui aproximadamente 7 Km de extensão e esta constituido por um túnel de via […]

Soluções De Contenção De Terrenos Por Cortinas De Colunas De Jet Grouting

O presente trabalho tem como objectivo principal divulgar a versatilidade que dispõem as soluções de jet grouting vertical, permitindo a sua adopção com sucesso em campos de aplicação cada vez mais vastos. Destacam-se, em particular, casos práticos de algumas obras em que os condicionamentos existentes aconselharam o recurso a soluções de colunas de jet grouting […]

Concepção E Execução Dos Tratamentos Do Túnel 3 / 4, Emboque Santos, Da Nova Pista Da Rodovia Dos Imigrantes

A pista descendente da rodovia dos Imigrantes abrange 8,2km de escavações subterrâneas, divididas em apenas três túneis na região da Serra do Mar. No trecho dos emboques as escavações atravessaram solos residuais pouco coesivos, com freqüentes estruturas reliquiares. Neste cenário, a proteção sistemática da coroa com enfilagens tubulares e da frente com agulhamento frontal do […]

Escavação Dos Túneis Da Pista Descendente Da Rodovia Dos Imigrantes, Sp

A construção da pista descendente da Rodovia dos Imigrantes entre a cidade de São Paulo e a Baixada Santista envolve a escavação de 8.230m de túneis com seção escavada de até 160m2. O trabalho busca apresentar as principais características dos túneis e as principais inovações metodológicas adotadas na escavação desses túneis. No trecho em solo, […]

Ancoragens Reinjetáveis E Protendidas Em Solo: Previsão Do Comportamento E Interpretação Do Deslocamento Residual

Este trabalho analisa o comportamento de ancoragens reinjetáveis e protendidas em solo, as quais são largamente aplicadas em grandes contenções, principalmente em áreas urbanas. É apresentado um método de previsão da curva carga-deslocamento do topo da ancoragem, resultado da tese de doutorado apresentada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Souza [1], na qual […]