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Viabilidade Da Utilização De Material Fresado De Revestimento Asfáltico Em Restauração De Bases Rodoviária

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Viabilidade Da Utilização De Material Fresado De Revestimento Asfáltico Em Restauração De Bases Rodoviária

Luciana Michèlle Dellabianca Araújo (1) Márcio Muniz De Farias (2)

(1) Secretaria de Infra-Estrutura Hídrica, Ministério da Integração Nacional, Brasília, Brasil (2) Universidade de Brasília, Brasília, Brasil

Resumo:

Este trabalho apresenta um resumo de uma série de estudos sobre o comportamento do material fresado de capa asfáltica e sua utilização na reciclagem de camadas de base de pavimentos. Inicialmente foram investigadas as propriedades mecânicas do fresado isoladamente. Posteriormente, este material foi incorporado em diferentes percentagens a um cascalho laterítico de base. A percentagem ótima encontrada foi então estabilizada quimicamente com adição de cal e cimento. Foram realizados diversos ensaios de laboratório para se analisar a resistência dos materiais utilizados na pesquisa, tais como: Índice de Suporte Califórnia, compressão simples e cisalhamento direto. A compressibilidade foi estudada a partir de ensaios triaxiais dinâmicos onde se determinou os módulos de resiliencia dos materiais. Os resultados obtidos nos ensaios geotécnicos foram usados em análises mecanísticas de situações práticas de restauração de rodovias, utilizando-se o programa numérico KENLAYER. Foi realizada ainda uma comparação de custos entre as diversas alternativas de restauração adotadas. Os resultados mostraram que o uso de material fresado de revestimentos asfáltico em reciclagem de bases com cascalho laterítico é uma solução técnica e economicamente viável para a pavimentação.

Tipo de Artigo: Investigação

Publicação: 3º Congresso Luso-Brasileiro Geotecnia (2006), Vol. 1, Tema Obras De Rodovias E Ferrovias, Pág. 257-262

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Metodologias: Estabilização Química