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Um Primeiro Estudo Da Estabilização Dos Solos Da Região Metropolitana De Fortaleza Para Aplicação Na Engenharia Rodoviária

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Um Primeiro Estudo Da Estabilização Dos Solos Da Região Metropolitana De Fortaleza Para Aplicação Na Engenharia Rodoviária

Suelly Helena De Araújo Barroso Raphael Mesquita Dos Santos

Departamento de Engenharia de Transportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil

Resumo:

Esse trabalho tem como objetivo estudar alternativa que permita o melhoramento das propriedades dos solos da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) a partir do uso da cal, como agente estabilizante. Para tanto, foram ensaiados cinco solos pertencentes a cinco classes pedológicas diferentes da RMF. Esses solos naturais foram submetidos aos ensaios de granulometria conjunta, limites de liquidez e plasticidade, ensaios de compactação e CBR, na energia de compactação intermediária. Aos solos naturais foram adicionados teores de 3%, 5% e 7 % da cal. As misturas de solo-cal foram então submetidas novamente aos ensaios de Proctor e CBR. Foram moldados também, corpos de prova para serem submetidos ao ensaio de resistência à compressão simples nos períodos de cura de 4, 7 e 28 dias, na energia de compactação intermediária. Os resultados de laboratório permitiram observar que há melhoramento das propriedades dos solos estudados com a adição da cal.

Tipo de Artigo: Investigação

Publicação: 3º Congresso Luso-Brasileiro Geotecnia (2006), Vol. 1, Tema Obras De Rodovias E Ferrovias, Pág. 209-214

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Metodologias: Estabilização Química