A Comunidad de Madrid atualmente, esta construindo ao sul de Madrid uma linha metroviária circular de aproximadamente 40 Km de extensão denominada de “Metrosur”, a qual realizará a conexão entre diversos municipios : Leganés, Alcorcón, Móstoles, etc. O Tramo de Leganés possui aproximadamente 7 Km de extensão e esta constituido por um túnel de via dupla escavado con shield de frente fechada e pressão de terras (EPBM), com 6 estações construídas em cut-and-cover com paredes diafragmas moldadas “in loco”. Neste artigo se descreve os trabalhos de reforço e tratamento do terreno que foram necessários executar para proteger os distintos edifícios dos efeitos da descompressão (recalques) induzidos pela escavação do túnel. Estes trabalhos levaram a : a) Proteger edificios com uma parede dupla de colunas de jet-grouting inclinado; b) Proteger edifícios e garantir a estabilidade do terreno em superfície na malha viária (precaução frente a instabilidades superficiais em terrenos ruins) com paredes duplas de jet-grouting em forma de V invertido (“tienda de campaña”); c) Injeções horizontais executadas desde poços para tratar as zonas com antigos poços de captação de água, preenchidos com restos de construção e próximos ao túnel; d) Paredes de microestacas para proteger fundações de pontes,etc.
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