No presente artigo são apresentadas as soluções propostas para os trabalhos de escavação e contenção periférica, necessários à execução dos quatro pisos enterrados do parque de estacionamento subterrâneo do Arco do Cego, em Lisboa. São descritos os principais condicionamentos existentes, nomeadamente: geológicos e geotécnicos e de vizinhança, destacando-se a proximidade com a Estação Saldanha do Metropolitano de Lisboa, a Sul, bem como o edifício da Gare do Arco do Cego, a Nascente, onde se prevê a construção do futuro Innovation Center do Instituto Superior Técnico (IST). O recinto de escavação é ainda ladeado a Norte pela Av. João Crisóstomo, a Poente pela Av. Defensores de Chaves e a Sul pela Av. Duque de Ávila. Por forma a possibilitar a escavação, assegurando uma reduzida perturbação do solo e infraestruturas envolventes, prescreveu-se a execução de uma cortina de estacas moldadas em todo o perímetro do parque e, na zona da rampa exterior, à tecnologia “Berlim definitivo”, travadas através de ancoragens e escoramentos provisórios, em função dos diversos condicionamentos identificados. Além de serem abordados critérios de conceção e dimensionamento das soluções implementadas, são apresentados os principais resultados da instrumentação da obra.
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