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Soluções Adoptadas Na Interferência Nº16 Da Linha Vermelha Do Metropolitano De Lisboa: Oriente – Aeroporto

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Soluções Adoptadas Na Interferência Nº16 Da Linha Vermelha Do Metropolitano De Lisboa: Oriente – Aeroporto

Pinto, Alexandre (1); Prado, Rubens (2); Tomásio, Rui (1); Serrano, Pedro (2)

(1) JetSJ Geotecnia Lda., Lisboa, Portugal (2) Aerometro ACE – OPWAY Engenharia, S.A., Portugal

Resumo:

No presente artigo são descritos os principais critérios de concepção e de execução adoptados nas soluções de recalçamento da passagem inferior à Praça José Queiroz, sob a qual foram escavados os novos túneis do Metropolitano de Lisboa, denominada de Interferência nº16, implementada na obra da Linha Vermelha: Estação Oriente – Estação Aeroporto. As soluções apresentadas foram desenvolvidas com o principal objectivo de facilitar procedimentos construtivos e de redução de prazos de execução, tendo por base a avaliação dos condicionamentos existentes, em particular: geologia e geotecnia, arquitectura e impacto no tráfego automóvel. São igualmente apresentados e analisados os principais resultados da modelação, instrumentação e observação da obra.

Tipo de Artigo: Caso de Obra

Publicação: 12º Congresso Nacional Geotecnia (2010), Vol. 1, Tema Casos De Obra, Pág. 1433-1440

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Metodologias: Inclusões rígidas