Na área metropolitana de Lisboa, a disponibilidade de terrenos com área e localização adequados à construção de novos projetos logísticos é atualmente difícil de encontrar. Neste contexto, a solução reside no aproveitamento dos lotes de terreno ainda disponíveis na proximidade das margens do Rio Tejo, maioritariamente caracterizados pela presença de depósitos aluvionares de natureza argilo-lodosa. Na Plataforma Logística de Lisboa Norte (PLLN), os depósitos aluvionares alcançam profundidades da ordem dos 30 m, constituindo um importante condicionamento à construção de novas obras. O desafio consiste, assim, em adequar as condições geológicas e geotécnicas existentes à magnitude das cargas impostas pelas naves logísticas, controlando os assentamentos a curto e longo prazo, tendo igualmente em consideração as ações sísmicas locais. No presente artigo, descrevem-se as soluções de melhoramento de solos por intermédio de inclusões semi-rígidas e drenos verticais associados a pré-carga adotadas nas zonas exteriores do empreendimento, permitindo cumprir com os exigentes requisitos de projeto. A solução de inclusões semi-rígidas recaiu em colunas de modulo misto (CMM), sendo uma técnica inovadora neste tipo de obra na zona geográfica onde se insere a obra.
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