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Sobre A Prática Brasileira De Projeto Geotécnico De Aterros Rodoviários Em Terrenos Com Solos Muito Moles

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Sobre A Prática Brasileira De Projeto Geotécnico De Aterros Rodoviários Em Terrenos Com Solos Muito Moles

Sandro S. Sandroni

Geoprojetos Engenharia Ltda, Rio de Janeiro, Brasil

Resumo:

É apresentado um conjunto de observações práticas sobre o projeto geotécnico de aterros rodoviários, construídos sobre solos muito moles. São abordados aspectos referentes a prospecções geotécnicas e alternativas de projeto. As questões de prospecções geotécnicas enfocadas são: sondagens com SPT e ensaios de caracterização, qualidade de amostras indeformadas e ensaios de adensamento em laboratório e ensaios de palheta e piezocone no campo. São apresentadas alternativas de projeto e algumas de suas particularidades práticas e, discutidos brevemente os procedimentos de cálculo e dimensionamento. As alternativas enfocadas são as seguintes: aterros sobre o terreno (com e sem drenos verticais aceleradores, com e sem sobrecargas), aterros leves (com isopor e outros materiais) e aterros estruturados sobre estacas (com plataforma flexível e com plataforma rígida).

Tipo de Artigo: Indefenido

Publicação: 3º Congresso Luso-Brasileiro Geotecnia (2006), Vol. 1, Tema Palestras, Pág. 1-20

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Metodologias: Drenos verticais; Inclusão de materiais leves; Pré-carga (aterro + vacuum); Subtituição de solos