A região onde se desenvolve a via expresso VE2, situada na costa norte da ilha da Madeira, é caraterizada por uma morfologia muito acidentada constituída por com vertentes muito escarpadas e abruptas, a maioria das quais com mais de duas centenas de metros de desnível. Toda esta zona de costa, encontra-se muito exposta aos agentes atmosféricos, relacionados, quer com os efeitos da ação marítima (ondulação, ventos, spray salina, etc.), quer da elevada precipitação que cai nesta região, que tem um efeito muito agressivo sobre todas as infraestruturas aí construídas. Para fazer face a este meio tão agressivo, foram previstos trabalhos de substituição das redes de proteção contra a queda de blocos existentes nas zonas da Fajã das Contreiras (Pk 11+500) e de Porto Moniz (Pk 14+950), por estas começarem a apresentar várias deficiências, relacionadas com o seu avançado estado de corrosão. Apresentam-se as soluções que foram concebidas para a reparação e reforço das duas zonas em estudo, bem como o respetivo dimensionamento, assim como ainda, a solução de proteção provisória concebida para proteger a via, enquanto os trabalhos de reparação e reforço decorreram.
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