Reforço Com Geogrelhas Em Estruturas Ferroviárias: Um Caso De Estudo

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Reforço Com Geogrelhas Em Estruturas Ferroviárias: Um Caso De Estudo

Araújo, Nuno (1); Gomes Correia, António (1); Melo Ribeiro, José (2)

(1) Universidade do Minho, Guimarães, Portugal (2) Arco Systems, Lisboa, Portugal

Resumo:

Uma linha ferroviária balastrada foi executada, no ramal de acesso ao Terminal de Contentores Norte da Portaria Principal do Porto de Leixões, assente sobre um estrato aluvionar de baixa rigi-dez. Aproveitou-se esta obra para aplicar o método observacional, na avaliação do aumento da rigidez da estrutura resultante do reforço com um geossintético e consequentemente desempenho estrutural. A homogeneidade da fundação foi analisada por uma série de penetrómetros dinâmicos ligeiros (PDL) e a evolução da rigidez da estrutura por uma série de ensaios de carga em placa (ECP). Apresentam-se algumas ilações resultantes da aplicação do método observacional.

Tipo de Artigo: Caso de Obra

Publicação: 12º Congresso Nacional Geotecnia (2010), Vol. 1, Tema Casos De Obra, Pág. 1125-1130

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Metodologias: Geosintéticos/Geogrelhas - Reforço