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Reabilitação De Plataformas Ferroviárias Com Tratamento De Solos – Alguns Resultados Do Projeto Groutrail

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Reabilitação De Plataformas Ferroviárias Com Tratamento De Solos – Alguns Resultados Do Projeto Groutrail

Fortunato, Eduardo(1); Paixão, André(1); Morais, Paulo(1); Santos, Carlos(1); Francisco, André(1); Morais, João(1); Asseiceiro, Francisco(2); Cruz, Jorge(2); Cruz, Nuno(2)

(1)LNEC, Lisboa, Portugal; (2)Mota-Engil, Porto, Portugal

Resumo:

As obras de reabilitação de antigas plataformas ferroviárias envolvem, em geral, processos complexos, demorados e dispendiosos, que muitas vezes causam perturbações significativas à normal operação ferroviária. Embora existam relatos de aplicação de diferentes técnicas de reforço, desde a substituição de solos até à colocação de geossintéticos, apenas algumas permitem intervenções com restrições mínimas à operação ferroviária. Neste artigo apresentam-se e discutem-se alguns resultados obtidos no âmbito do projeto de investigação Groutrail, o qual tem como objetivo desenvolver um método para reabilitar a plataforma de vias-férreas (parte superficial da subestrutura) através do tratamento de solos por injeção de ligantes, sem remover a superestrutura de via. O projeto contemplou um vasto estudo laboratorial de caracterização de solos e de misturas de solos com ligantes, o ensaio de vários modelos físicos de via-férrea com reforço da plataforma com colunas de solo-ligante, a modelação numérica de diversas soluções estruturais de reforço com colunas solo-ligante e a caracterização e o reforço, através de injeção de ligantes, de um trecho experimental de via-férrea em operação.

Tipo de Artigo: Investigação

Publicação: 17º Congresso Nacional Geotecnia (2021), Tema 7, Pág. 1301

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Metodologias: Jet grouting