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Reabilitação Da Plataforma Rodoviária Da A9 – Crel, Sublanço Bucelas (Zambujal)/A9-A10 Estabilização E Contenção Do Aterro Ao Km 26+300 (S/N)

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Reabilitação Da Plataforma Rodoviária Da A9 – Crel, Sublanço Bucelas (Zambujal)/A9-A10 Estabilização E Contenção Do Aterro Ao Km 26+300 (S/N)

Ferreira, Sandra(1); Teles Fortes, Daniel(1); Gonzalez, Isabel (2); Martins, Joana(2); Cruz, Miguel(2)

(1) COBA, Consultores de Engenharia e Ambiente, S.A. Lisboa, Portugal; (2) BRISA, Lisboa, Portugal

Resumo:

A plataforma rodoviária da A9 – Circular Regional Exterior de Lisboa (CREL), no sublanço Bucelas (Zambujal)/A9-A10, entre o km 26+200 e 26+460 foi construída em 1994 (em perfil misto). Do lado do aterro, sentido S/N, localizava-se uma estrutura de contenção de terras em gabiões, com uma altura máxima de, aproximadamente, 10 metros que vencia o desnível e o espaço exíguo, entre a autoestrada e a estrada nacional EN 115, coincidente com a base do aterro. A ocorrência de fissuração significativa no pavimento na faixa de rodagem no sentido Estádio – Alverca, indiciou a instabilidade do aterro, provocada pela conjugação de vários fatores, sendo de destacar: a deficiente fundação do pavimento rodoviário, o deficiente funcionamento dos órgãos de drenagem, a existência de material de aterro com fracas características de resistência e deformabilidade e ainda o muro de gabiões com problemas estruturais. Todas estas patologias conjugadas ou isoladas, potenciaram a ocorrência de movimentos significativos do corpo do aterro e consequentemente puseram em causa a sua estabilidade e o adequado desempenho. O presente artigo foca-se nas várias etapas associadas à reabilitação deste local, em particular, as correspondentes às fases de avaliação e diagnóstico e de prospeção geotécnica realizada, ao desenvolvimento do projeto de execução das soluções de estabilização da plataforma rodoviária (realização de injeções de consolidação do aterro) e de contenção do aterro (execução de uma solução de contenção recorrendo a uma parede ancorada definitivamente) e ainda à fase de assistência técnica e acompanhamento de obra.

Tipo de Artigo: Caso de Obra

Publicação: 18º Congresso Nacional Geotecnia (2023), Tema 4, Pág. 677

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Metodologias: Ancoragens; Inj. de compactação / Inj. de compensação