A ponte sobre o rio Ceira, integrada na autoestrada A13, a sul da cidade de Coimbra, freguesia de Ceira, consiste numa solução de aduelas, em betão armado préesforçado, formada pela estrutura da ponte propriamente dita e por um viaduto de acesso, numa extensão total de 930 m. Perante o dispositivo geológico-geotécnico reconhecido e a importância das forças transmitidas às fundações, houve a necessidade de garantir nos pilares centrais P2 e P3 a transmissão de parte das cargas em profundidade, com o objetivo de obter um acréscimo de resistência e de rigidez da fundação e uma compensação das insuficiências mecânicas resultantes da heterogeneidade do maciço. A solução adotada consistiu na realização de fundações diretas combinadas com baterias de microestacas, com o objetivo de tirar partido do conceito de fundação mista. O dimensionamento deste comportamento teve por base vários modelos numéricos tridimensionais, validados com ensaios de carga “in situ”, estes últimos dando um contributo para a compreensão do comportamento geotécnico da interação solo-estrutura e para a otimização geométrica desta solução construtiva com vantagens técnico-económicas. O projeto foi vencedor do prémio internacional Bentley 2015 “Innovation in Bridges Award”.
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