O recurso à utilização de obras de suporte associadas a diversas vias rodoviárias na ilha da Madeira tem vindo a crescer significativamente, em número e importância, devido aos significativos condicionamentos associados a estas vias de comunicação. Dá-se especial ênfase às obras associadas à Ligação da Cota 200 à Rua Pestana Júnior e Campo da Barca e aos lanços da Circular à Cidade do Funchal à Cota 200-1 ª fase e da Via Rápida Funchal-Aeroporto-1 ª fase, presentemente em fase de execução, apresentando-se uma tentativa de sistematização das diferentes obras de suporte adoptadas na fase de projecto em função dos condicionamentos geológico-geotécnicos, topográficos, económicos e executivos verificados. Destacam-se os condicionamentos topográficos que se prendem com a elevada taxa de ocupação de grande parte dos terrenos envolventes aos traçados definidos e as condições geotécnicas caracterizadas pela grande heterogeneidade e complexidade estrutural e litológica do complexo vulcânico interessado, o que conduziu à utilização de diferentes tipos de soluções para a estabilização dos taludes, tais como muros de suporte em betão ciclópico ou em betão armado e obras de revestimento e de consolidação de taludes de escavação, incluindo muros pregados e cortinas ancoradas. A análise crítica das soluções projectadas propiciada pelo acompanhamento das obras permitiu introduzir algumas adaptações em fase de obra que também se referem.
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