A borracha de pneus usados é uma grande e problemática fonte de resíduos. Neste trabalho, foi abordada a possibilidade de se usar borracha triturada para isolamento de vibrações e mitigação de liquefação. Nesse sentido, foram executados ensaios triaxiais com bender elements e instrumentação interna para obter parâmetros de amortecimento e do módulo de distorção e a sua evolução ao longo do ensaio. Uma areia uniforme de Coimbra foi selecionada pelo facto de a sua caracterização já ser conhecida. A borracha proveniente de um produtor local foi triturada para ter granulometria menor que 0,8 mm permitindo provetes de 50 mm e 70 mm de diâmetro. Algumas amostras foram cortadas monotonicamente a 0,05 mm/min para se definir a envolvente de resistência enquanto outras foram cortadas ciclicamente. Os resultados mostraram que a adição de borracha à areia reduziu substancialmente o módulo de distorção o que favorece a mitigação das vibrações. Por outro lado, verificou-se que a borracha reduziu o potencial de liquefação do solo.
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