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Metropolitano Do Porto – Estação Do Bolhão: Projecto De Escavação E Suporte

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Metropolitano Do Porto – Estação Do Bolhão: Projecto De Escavação E Suporte

Sarra Pistone, Raúl (1) Maia, Cláudio (2) Bento, Jorge (1)

(1) COBA, Consultores de Engenharia e Ambiente, Lisboa, Portugal (2) TRANSMETRO ACE, Porto, Portugal

Resumo:

A Estação do Bolhão integrada no troço comum das linhas A, B e C do Metro do Porto, está situada numa das principais zonas comerciais da cidade, escavada a cerca de 12 m de profundidade, debaixo de edifícios de vários andares de princípio de século e da Igreja das Almas, monumento declarado património cultural da cidade. Basicamente, o lay-out consiste em duas cavernas perpendiculares entre si com diâmetros de até 20 m. Um poço inclinado para escadas liga o mezanino baixo com o nível de mezanino alto e todos os edifícios de serviços se localizam num poço lateral escavado a céu aberto. As cavernas são escavadas em granito alterado e saibros graníticos. O recobrimento de rocha na zona de intersecção é variável com um mínimo de 4 m, sendo a cobertura restante constituída por saprólitos, aluviões e aterros. Apresentam-se no trabalho os aspectos relevantes do projecto de escavação das cavernas e os resultados obtidos após a construção.

Tipo de Artigo: Caso de Obra

Publicação: 9º Congresso Nacional Geotecnia (2004), Vol. 3, Tema Casos De Obra, Pág. 331-344

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Metodologias: Inj. de compactação / Inj. de compensação; Pregagens