As ancoragens no terreno em estruturas de contenção, apresentam-se como “obras vivas”, carecendo de inspeção e de manutenção periódicas. A carga nas ancoragens pode variar com o tempo, nomeadamente para valores inferiores aos da blocagem, geralmente na presença de problemas associados com fenómenos de corrosão da armadura ou por redução dos impulsos do terreno, ou para valores superiores por aumento das solicitações do terreno, por exemplo. O ensaio de verificação da carga instalada realiza-se em ancoragens de obra, em serviço, com o objetivo de esclarecer o respetivo comportamento mecânico e de fluência, entre outros aspetos. Neste contexto, avaliar a magnitude da carga instalada nas ancoragens é fundamental para garantir a longevidade e segurança das obras. Entre os ensaios que permitem avaliar a carga instalada nas ancoragens, destacam-se: o ensaio de verificação da tração (EVT), cuja metodologia se desenvolveu no LNEC, e o ensaio do tipo Lift-Off. Neste artigo apresenta-se uma descrição dos fatores responsáveis pela variação da carga em ancoragens no terreno, do ensaio EVT e de Lift-Off, bem como resultados de ensaios de obra, sua análise e considerações.
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