Os lastros constituintes da superestrutura de vias permanentes, quando submetidos a cargas cíclicas de alta intensidade e frequência, sofrem desgaste rápido em sua estrutura portante. Os desguarnecimentos e nivelamentos dos lastros demandam grandes volumes por quilômetro devido à sua degradação. Seus ombros e altura mínimos de construção definem contornos de seções com largas bases de brita. Devido a isso, o desgaste do particulado e seus custos de manutenção inflam o orçamento das ferrovias. Com esse mote, escolheu-se aqui caminhar por um itinerário investigativo cujo paradigma tem seu cerne no conceito de confinamento e seus efeitos sobre o Módulo de Resiliência do lastro. A pesquisa se manteve nos efeitos práticos de reforços por geogrelhas aplicado dentro do corpo do lastro e não na interface com a camada subjacente. Nesse trabalho atingiu-se o objetivo proposto de levantar parâmetros diretivos para orientar ensaios de desempenho de reforços e possibilitar a melhor compreensão das causalidades decorrentes das propriedades específicas das geogrelhas como abertura da malha e rigidez dos elementos, bem como correlacionar o efeito da cota de posicionamento do reforço e os efeitos sobre o grau de confinamento gerado.
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