A ocorrência de instabilizações nas plataformas/aterros rodoviários na extensa rede rodoviária nacional sob jurisdição da IP pode afetar de modo muito significativo os níveis de serviço de uma via bem como as suas condições de segurança rodoviária. Neste caso de estudo, a EN3-1 que é uma via de acesso a numerosos campos de cultivo de grande produção agrícola da zona da lezíria do Tejo, com circulação de veículos pesados, registou agravamento das patologias observadas decorrente da evolução das instabilizações existentes. Neste contexto, considerando que a via se desenvolve em perfil de aterro sobre terrenos aluvionares alagados do rio Tejo, numa zona de rede de canais associados à Vala Real, onde o nível de água sofre algumas oscilações periódicas, nomeadamente com o efeito das marés, bem como o facto de se tratar de uma via com relevância na economia da região, foi estudada e desenvolvida uma solução de reforço do aterro com recurso a geogrelhas. A solução implementada teve por base as condicionantes geotécnicas existentes, as condicionantes locais bem como os aspetos técnico-económicos e de custo/benefício associados.
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