A expansão da rede ferroviária na Argélia, com a nova linha Boughzoul-Djelfa, na zona de transição dos Altos Planaltos para o Atlas Saariano inclui, perto da cidade de Djelfa, um conjunto de túneis ferroviários, dos quais, a COBA elaborou os Projectos de Execução dos designados túneis T1 e T2, com galerias únicas bidirecionais, albergando a plataforma ferroviária, com secção até 122 m² e 13,1 m de vão. O túnel T1, com 600 m de comprimento desenvolve-se no atravessamento de uma crista calco-arenítica cretácica, ligeiramente carsificada, no anticlinal de Djelfa, evitando a afectação, pelo traçado, de núcleo habitacional à superfície. O Túnel T2, com 800 m de desenvolvimento, em zona sem ocupação de superfície, atravessa séries sedimentares cretácicas silto-argilosas e calco-areníticas, interessando ainda uma unidade gipso-margosa triássica, associada a uma falha regional. São descritas as soluções de projecto adoptadas e as adaptações realizadas, resultantes da colaboração com o construtor durante a fase de desenvolvimento dos estudos.
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