A estabilização de solos e materiais granulares com cimento hidráulico é uma solução interessante na construção de aterros e bases de plataformas em infraestruturas de transporte, sendo as suas características de rigidez e resistência muito melhoradas pelo tratamento. Além do mais, esta solução tem um importante benefício ambiental, porque permite reabilitar solos de camadas degradadas existentes e reduzir a quantidade de solo natural a ser extraído e transportado para a execução de novas plataformas dessas infraestruturas. Na literatura científica é possível encontrar muitos estudos sobre solos cimentados em condições de carregamento monotónico, bem como estudos sobre solos não estruturados submetidos a cargas cíclicas. Contudo, foram publicados escassos estudos sobre solos cimentados em condições de carregamento cíclico e quase nenhum com um elevado número de ciclos de carga. O objetivo do presente artigo é analisar algumas misturas de solo-cimento submetidas a carregamento cíclico de longa duração com intuito de contribuir para a definição de critérios racionais para projeto de camadas de suporte de plataformas viárias. O solo usado é uma areia siltosa bem graduada, provindo de solo residual decorrente da decomposição do granito do Porto, a rocha mais comum no norte-oeste de Portugal. O cimento artificial adicionado ao solo variou em percentagens de 0 (não cimentado) a 7% da massa de solo original; por cada um destes teores em cimento, foram moldados dois provetes com dois distintos índices de vazios iniciais. O estudo inclui um conjunto completo de ensaios triaxiais cíclicos drenados de longa duração, controlados em força por meio de um atuador hidráulico automático e instrumentados com transdutores de deformação linear e volumétrica de alta precisão, diretamente aplicados ao provete. Este programa experimental permitiu recolher de forma fiável os dados relativos à evolução da deformação permanente acumulada nos provetes ao longo dos ciclos de carga e encontrar resultados interessantes e inovadores.
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