O crescimento populacional, associado a uma exploração e utilização irracional dos recursos naturais, tem prejudicado as boas condições de vida do planeta, levando a refletir sobre o modo de consumo praticado pela sociedade. Como uma possível solução para conciliar o aumento da produção de bens que utilizam matéria-prima mineral com as questões de preservação ambiental, busca-se melhorias como a substituição total ou parcial de matéria-prima natural por materiais reciclados, ou ainda, por materiais classificados como resíduos. O Estado brasileiro de Goiás é um dos maiores produtores minerais do país gerando, como consequência da produção, uma grande quantidade de resíduos que são, muitas vezes, armazenados de forma inadequada, causando impactos ambientais como a emissão de partículas no ar. Tendo em vista que as vias urbanas devem ser dimensionadas levando-se em consideração o peso e a quantidade dos veículos que ali trafegam, é importante fazer também um estudo dos materiais que compõem a camada estrutural do pavimento daquela região. O estudo avalia o uso do solo com adição de resíduo de calcário, obtido em jazida do estado brasileiro de Goiás, em camadas de pavimento, de modo a proporcionar uma alternativa ao uso dos agregados convencionais dando uma destinação adequada ao resíduo. A análise é feita partindo-se da caracterização física, dos ensaios de CBR e de compactação do resíduo de calcário, do solo puro, além da mistura com substituição de 20% da massa de solo pelo resíduo. A mistura foi classificada, segundo a SUCS, como pedregulhosa bem graduada e, segundo a HRB, como pertencente ao grupo A-2-6, que contempla materiais cujo comportamento varia de excelente a bom quando aplicados em camada de pavimento, atendendo aos critérios definidos pelo departamento brasileiro de infraestrutura rodoviária, mostrando que o uso em camadas de pavimento é uma alternativa viável para destinação do resíduo.
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