O presente artigo descreve os aspectos mais relevantes ao nível da concepção e da execução da estrutura de contenção periférica implementada no parque de estacionamento subterrâneo “Parking Saint Nicolas”, localizado em Cannes, França. A estrutura de suporte para a construção dos quatro pisos subterrâneos consistiu numa cortina contínua de painéis de solo-cimento executados através da tecnologia de Cutter Soil Mixing (CSM), reforçados com perfis metálicos verticais. Face aos condicionamentos relativos às condições de vizinhança, nomeadamente a confrontação directa de edifícios e de arruamentos existentes, optou-se por realizar o travamento da estrutura de contenção por meio de dois níveis de bandas de laje a construir para o efeito durante a escavação e a incorporar na estrutura dos pisos do parque de estacionamento, constituindo quadros de travamento rígidos dos quatro alçados. Esta solução dispensou o recurso a ancoragens provisórias de grande comprimento e à consequente ocupação do subsolo vizinho, tendo-se mostrado bastante vantajosa do ponto de vista económico. Neste artigo são apresentados os principais resultados da instrumentação, da observação e do controlo de qualidade da obra.
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