Estação Do Marquês. Metro Do Porto. Observação E Acompanhamento Durante A Obra

/
/
Estação Do Marquês. Metro Do Porto. Observação E Acompanhamento Durante A Obra

Santos, Lígia (1) Jordão, Pedro (2) Mota, Alberto (2) Gaspar, António (1) Andrade, José C. (2)

(1) Transmetro-ACE, Portugal (2) CJC – Engenharia e Projectos Ldª, Brasil

Resumo:

A Estação do Marquês, executada pelo método NATM, é formada por um poço elíptico central e por dois túneis diametralmente opostos. O poço tem 48 m no maior eixo, 40 m no menor eixo e 27 m de profundidade. Os túneis possuem 180 m2 de secção e têm 18 m de comprimento. Durante a fase de obra, verificou-se que o contacto solo-rocha é maioritariamente controlado por uma falha sub-vertical, ligeiramente oblíqua ao eixo maior do Poço. Assim, a construção da estação e especificamente do poço, decorreu metade em solo granítico e muito caulinizado e a outra metade em maciço granítico medianamente a pouco alterado. Neste artigo apresenta-se sumariamente o projecto da estação com ênfase para a contribuição que os resultados da instrumentação e do acompanhamento geotécnico durante a construção tiveram na optimização do projecto e no bom desempenho da obra.

Tipo de Artigo: Caso de Obra

Publicação: 9º Congresso Nacional Geotecnia (2004), Vol. 3, Tema Casos De Obra, Pág. 235-244

PDF

Metodologias: Jet grouting