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Estação Do Marquês Em Poço No Metro Do Porto: Modelação E Segurança

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Estação Do Marquês Em Poço No Metro Do Porto: Modelação E Segurança

Franco, Sérgio G. Andrade, José Carlos Campanhã, Carlos A. França, Pedro T.

CJC Engenharia / Figueiredo Ferraz, Brasil

Resumo:

Esta comunicação apresenta alguns conceitos relacionados aos estudos realizados para o desenvolvimento do projecto da Estação do Marquês, linha S do Metro Ligeiro do Porto, Portugal. A estação projectada pela CJC Engenharia e Projetos e Figueiredo Ferraz Consultoria e Engenharia de Projeto, consiste em um corpo central principal caracterizado por um poço elíptico com diâmetro maior de 48m e diâmetro menor de 38m, com 27m de profundidade e dois túneis inferiores nos extremos leste e oeste da estação com aproximadamente 180m2 de área de secção. A geologia local apresenta uma forte anisotropia, caracterizada por um contacto abrupto solo/rocha (Granito do Porto) definido por uma falha subvertical, ligeiramente oblíqua ao maior diâmetro da estação, fazendo com que as escavações ocorressem metade em rocha e metade em solo.

Tipo de Artigo: Caso de Obra

Publicação: 9º Congresso Nacional Geotecnia (2004), Vol. 2, Tema Modelação E Segurança, Pág. 163-172

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Metodologias: Inj. de compactação / Inj. de compensação; Pregagens