Nesta comunicação, apresenta-se a solução concebida para reposição e estabilização da plataforma rodoviária da estrada nacional EN116 entre os kms 17+015 a 17+140. Em 12.12.2020 ocorreu uma rotura parcial da plataforma da estrada e do muro de suporte que a delimitava, ao longo de uma extensão de cerca de 50 m, acompanhada da rotura de uma conduta de abastecimento de água de diâmetro relativamente reduzido (50 mm). Foram ainda observadas várias fendas no muro de suporte do aterro nas zonas contíguas à rotura ocorrida, com perda da respetiva verticalidade. Na zona da plataforma que não foi afetada pela rotura do pavimento, foram observadas algumas fendas longitudinais, próximas da berma. Numa primeira fase, houve que proceder a trabalhos de estabilização provisória que permitissem restabelecer, de forma condicionada, a exploração da EN116. A execução da estabilização definitiva levou à definição de um faseamento detalhado que permitisse a sua execução em condições de segurança adequadas e compatíveis com a estabilização provisória, o que levou à criação de uma plataforma de trabalho e à execução de um aterro provisório no pé do talude para estabilização e acesso. A plataforma de trabalho permitiu também a execução dos trabalhos de demolição e remoção do escombro. A plataforma rodoviária foi reposta através da reconstrução do muro que delimita a EN116, tendo-se adotado uma solução de muro de betão armado em “T” invertido, fundado em microestacas num dos troços. Serão apresentados os princípios e os condicionamentos que levaram ao desenvolvimento da solução, com particular incidência na abordagem de dimensionamento.
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