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Estabilização De Escorregamentos Planares Em Argilas E Margas Plásticas Fortemente Sobreconsolidadas No Talude Da Praça Da Portagem De Alverca Da Al, Auto-Estrada Do Norte

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Estabilização De Escorregamentos Planares Em Argilas E Margas Plásticas Fortemente Sobreconsolidadas No Talude Da Praça Da Portagem De Alverca Da Al, Auto-Estrada Do Norte

Fernando Rodrigues Ballesteros (A); Joaquim Mendes Guimarães (B); António Gomes Coelho (C ); Alberto Escanilla (D);

(a) FCC-COBETAR; (b) BRISA, Auto-Estradas de Portugal; (c )GEMS - Gabinete de Estudos de Mecânica dos Solos; (d) FCC-COBETAR

Resumo:

O alargamento da plataforma da Al, Auto-Estrada do Norte, para a implantação da nova praça da portagem de Alverca previa uma escavação em calcários e arenitos cretácicos, com cerca de 34,4 metros de altura máxima e inclinação de 1 V :2H. Durante a escavação produziu-se um escorregamento planar a favor de uma delgada camada de argila com inclinação de 18º . A prospecção por meio de sondagens e a continuação do desmonte revelaram a ocorrência de novos níveis argilosos intercalados a diferentes profundidades, que constituíam outras tantas superfícies potenciais de escorregamento. Na presente comunicação descrevem-se as soluções adoptadas para a estabilização dos escorregamentos ao longo destas superfícies (pregagens e gunitagem, vigas, muros e contrafortes ancorados) cujo principal condicionamento residiu na localiz.ação no topo do talude da conduta da EPAL do abastecimento de água a Lisboa. Um plano de observação mediante piezómetros, inclinómetros e células dinamométricas, instalados logo após o primeiro escorregamento, permitiu não só precisar a localiz.ação das superfícies de escorregamento, mas também controlar o desempenho das obras de suporte.

Tipo de Artigo: Caso de Obra

Publicação: 5º Congresso Nacional Geotecnia (1995), Vol. 3, Tema T7, Pág. 237-251

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Metodologias: Outros métodos de melhoramento