A construção da pista descendente da Rodovia dos Imigrantes entre a cidade de São Paulo e a Baixada Santista envolve a escavação de 8.230m de túneis com seção escavada de até 160m2. O trabalho busca apresentar as principais características dos túneis e as principais inovações metodológicas adotadas na escavação desses túneis. No trecho em solo, a parcialização da escavação prescindiu da execução de Arco Invertido Provisório utilizando-se cambotas com larga base de apoio e melhoria das fundações com o agulhamento de micro-estacas injetadas. A estabilidade de teto e frente é reforçada com enfilagens armadas e pregagens de barras de fibra de vidro. O acompanhamento da frente e da instrumentação permitiu a rápida intervenção quando houve necessidade de reforço nos dispositivos auxiliares de escavação. Nos trechos em rocha, escavado em “drill and blast”, utilizaram-se equipamentos de perfuração computadorizados, robôs de concreto projetado, concreto projetado com fibra, utilização eventual de chumbadores “Swellex” e utilização de formas auto-portantes de grande diâmetro para o concreto moldado. O controle sobre a operação dos “Jumbos” resultou em índices de sobrescavação planejados e possibilitou inferir, através da velocidade média de perfuração dos furos da carga, a qualidade do maciço rochoso a ser escavado.
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