O parque de estacionamento é composto por três pisos enterrados. A contenção periférica possui quatro frentes, uma das quais confronta com um edifício existente de grande porte e outra com um Geomonumento (talude natural). Em cerca de metade do perímetro da contenção, a escavação do primeiro piso enterrado foi conseguida à custa de um muro de Berlim multi-ancorado provisoriamente, de modo a minorar as descompressões superficiais do maciço existente (calcário muito alterado e fraturado). A escavação dos restantes dois pisos enterrados foi efetuada sem qualquer suporte, devido à presença de maciço calcário medianamente a pouco alterado e fraturado, com valores de RQD e coesão elevados. Na frente confrontante com o edifício existente, onde as condições geológico-geotécnicas se apresentavam menos favoráveis, a contenção foi materializada por uma cortina de estacas moldadas (600//1000mm). Uma vez interdito o uso de ancoragens provisórias nesta zona, e sendo imperiosa a introdução de apoios horizontais, estes foram materializados pelas lajes de piso, construídas de cima para baixo (sistema top-down).
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