Trata-se de estudo de caso de um talude de aterro na alça de uma interseção rodoviária no município de Colombo, Paraná, no qual foi executado solo reforçado por meio de elementos de malha metálica com paramento frontal vegetado combinados com geogrelhas. Durante a elaboração do projeto, concluiu-se que o sistema empregado seria a alternativa mais vantajosa, técnica e economicamente, comparado às demais alternativas. Os benefícios observados foram o menor custo, o baixo impacto ambiental, o aspeto estético natural do paramento frontal vegetado, a desnecessidade de mão de obra especializada e de equipamentos especiais para a execução. As principais dificuldades identificadas foram a necessidade de controle topográfico rigoroso antes e durante a execução do aterro, necessidade de controle tecnológico constante e a execução da obra ter coincidido com o período chuvoso, acarretando num prazo de execução maior do que o previsto. Constatou-se que tais dificuldades foram causadas por fatores não atinentes ao tipo de contenção em si, mas sim às condições pluviométricas e às características geométricas da interseção.
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