A pista descendente da rodovia dos Imigrantes abrange 8,2km de escavações subterrâneas, divididas em apenas três túneis na região da Serra do Mar. No trecho dos emboques as escavações atravessaram solos residuais pouco coesivos, com freqüentes estruturas reliquiares. Neste cenário, a proteção sistemática da coroa com enfilagens tubulares e da frente com agulhamento frontal do maciço permitiu assegurar a estabilidade das escavações mesmo em situações geológicas adversas, resultando em um progresso constante da frente de trabalho. No detalhamento da solução adotada, uma análise global de custo x benefício indicou que a escavação em lances sucessivos de câmara cônica de 10,4 m de extensão, protegida e estabilizada por enfilagens tubulares metálicas e pregagens, era a melhor solução para atender as necessidades da obra, principalmente em seu planejamento. Para a fundação da abóbada o maciço foi reforçado com micro-estacas injetadas, ligadas aos apoios alargados, eliminando-se o arco invertido provisório e permitindo maior flexibilidade ao planejamento das escavações. No emboque Santos do Túnel TD-3/4, onde o maciço alterado se mostrou muito mais extenso que o previsto, manteve-se um ritmo médio de escavação da meia seção superior de 40m/mês, com avanços típicos de 1,20m.
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