Este trabalho descreve uma pesquisa sobre a técnica de estabilização de encostas com o uso de pneus, realizada no Rio de Janeiro, Brasil. Um muro experimental com 60 m de comprimento e 4 m de altura foi construído com camadas horizontais de pneus preenchidos com solo compactado. Os pneus são amarrados entre si com corda de polipropileno ou arame de gabião. Uma sobrecarga de solo compactado com 2 m de altura foi colocada sobre o retroaterro de solo. O muro apresenta 4 seções instrumentadas, com características diferentes quanto a amarração, geometria e configuração dos pneus (cortados ou inteiros). O comportamento tensão-deformação das 4 seções do muro é retro-analisado, comparando-se os resultados da instrumentação de campo com os valores previstos numericamente. O uso de pneus cortados facilita a compactação e reduz a deformabilidade do muro. Ambos os métodos de amarração, com corda ou arame, mostraram-se adequados para evitar deslocamentos laterais excessivos do muro, embora a corda tenha sido a opção mais económica. A pesquisa mostro ainda que o dimensionamento de muros com largura constante de 3 pneus é uma alternativa segura para muros de gravidade com até 4 m de altura.
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