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Comparação De Resultados De Ensaios Para Avaliação Da Qualidade De Construção De Camadas De Aterros Para Linhas Férreas De Alta Velocidade

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Comparação De Resultados De Ensaios Para Avaliação Da Qualidade De Construção De Camadas De Aterros Para Linhas Férreas De Alta Velocidade

Gomes Correia, António (1); Martins, João (1); Caldeira, Laura (2); Maranha Das Neves, Emanuel (3); Delgado, João (4)

(1) Universidade do Minho, Guimarães, Portugal (2) LNEC, Lisboa, Portugal (3) Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal (4) REFER, Lisboa, Portugal

Resumo:

No presente artigo estabelecem-se correlações entre módulos de deformabilidade determinados “in situ” num aterro experimental com recurso a diferentes tipos de ensaios. Estes ensaios integram os ensaios de controlo de compactação pontual, omeadamente, o ensaio de carga estático com placa (ECP), o deflectómetro de impacto ligeiro (DIP) e o “Geogauge” (SSG) e ensaios de controlo de compactação em contínuo, com o medidor de capacidade de suporte de contínuo (MCSC) ou “Portancemètre”. O ensaio de carga estático com placa foi usado como ensaio de referência. Neste artigo descreve-se o plano experimental adoptado, a teoria que está na base de cada ensaio e são apresentados alguns resultados e correlações entre ensaios.

Tipo de Artigo: Caso Obra / Investigação

Publicação: 4º Congresso Luso-Brasileiro Geotecnia (2008), Vol. 1, Pág. 59-66

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Metodologias: Compactação superficial; Outros métodos de melhoramento