No âmbito de um projecto rodoviário desenvolvido no Norte do país, em Viana do Castelo, resultou, por questões essencialmente ambientais, a necessidade de se construir um túnel com cerca de 1500 m de extensão e 110 m de recobrimento máximo, através de um maciço granítico. De forma a se caracterizar o maciço, foram efectuados diversos trabalhos de prospecção geotécnica que constaram essencialmente da execução de perfis geo-eléctricos dipolo-dipolo, perfis sísmicos de refracção, sondagens mecânicas à rotação e roto-percussão, ensaios in situ com o dilatómetro, ensaios de injecção de água tipo Lugeon e ainda outros ensaios laboratoriais. No presente artigo são apresentados e descritos os resultados obtido nos trabalhos de prospecção geotécnica referidos, durante as fases de Estudo Prévio e Projecto de Execução, comparando-se os valores das mesmas grandezas medidas in situ e em laboratório, que permitiram elaborar o zonamento geotécnico do maciço e definir o tipo de suporte e a metodologia construtiva mais apropriada.
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