No processo de perfuração de poços para extração do petróleo, a desagregação das rochas pela perfuratriz gera quantidades significativas de um material granular (de 500 a 800 m³), denominado cascalho de perfuração. Em geral, o material é armazenado para aguardar uma destinação adequada. Deste modo, foi proposto seu uso como material alternativo para construção de base e/ou sub-base de pavimentos em vias de baixo volume de tráfego. Para analisar o desempenho do material, nesta pesquisa estão sendo preparadas misturas solo-cascalho e solo-cascalho com porcentagens de cal. Realizou-se a avaliação dos materiais separadamente e das misturas solo-resíduo quanto às suas propriedades geotécnicas através dos ensaios de Granulometria, Limites de Atterberg (Limite de Liquidez – LL; Limite de Plasticidade – LP; Índice de Plasticidade – IP), Compactação, Índice de Suporte Califórnia (ISC) e Módulo de Resiliência (MR). De acordo com os resultados dos ensaios geotécnicos obtidos, percebeu-se que a inclusão do cascalho de perfuração contribuiu para diminuir a resistência do solo. Entretanto, com a adição da cal, as misturas recuperaram parte da resistência, mas, ainda assim, nenhuma das porcentagens aplicadas foi suficiente para superar a capacidade do solo puro. Concluiu-se que uma das misturas solo-cascalho-cal se apresentou satisfatoriamente para o uso como material de sub-base, o que pode indicar a viabilidade de uso desse resíduo como um material alternativo para utilização na construção de estradas, reduzindo custos e criando uma destinação adequada, o que diminuiria sua capacidade de agressão ambiental.
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