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Avaliação De Diferentes Misturas De Solo Laterítico E Resíduo Do Minério De Ferro Para Fins Rodoviários A Partir De Regressões

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Avaliação De Diferentes Misturas De Solo Laterítico E Resíduo Do Minério De Ferro Para Fins Rodoviários A Partir De Regressões

Dantas, André; Mendes, Thiago; Pereira, Eduardo; Souza, Weber; Pereira, Sansara; Melo, Keven; Ingunza, Maria; Rebolledo, Juan

Instituto Federal de Goiás e Universidade de Brasília, Goiás e Distrito Federal, Brasil; Instituto Federal de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade de Brasília, Goiás e Distrito Federal, Brasil; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil; Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil

Resumo:

A geração de resíduos nos processos industriais representa uma questão ambiental bastante discutida nos dias de hoje. Uma vez que é necessária a destinação correta dos materiais para que leis e normas técnicas sejam atendidas, o uso de resíduos misturados a solos como forma de obras de engenharia vem se tornando uma opção de aproveitamento desses resíduos, evitando seu despejo no meio ambiente. A adição de resíduos aos solos é feita, por exemplo, com o intuito de se encontrar uma proporção ideal que atenda a requisitos geotécnicos de rodovias, tal como a resistência adequada. No entanto, o solo é um material natural, heterogêneo, anisotrópico e de propriedades variadas, e por isso é necessário que sejam aplicados métodos estatísticos a fim de avaliar sua variabilidade e as correlações das propriedades geotécnicas de misturas com diferentes proporções de resíduos. O objetivo deste trabalho é analisar a influência do acréscimo de resíduo de minério de ferro em solo laterítico brasileiro nas propriedades de massa específica e California Bearing Ratio (CBR) por meio de regressões. A partir dos resultados, observou-se o aumento da massa específica seca com as energias de compactação. Para a análise do CBR x porcentagem de resíduo de ferro, a regressão polinomial demonstrou-se mais adequada. A porcentagem de resíduo de ferro adicionada ao solo laterítico que obteve maior resistência foi de 27,7%, para a energia intermediária e, 21,1% para a energia modificada. Constatou-se, por testes de hipótese, que a mudança da quantidade de resíduo de minério de ferro é significante para as mudanças de massa específica seca e CBR.

Tipo de Artigo: Investigação

Publicação: 16º Congresso Nacional Geotecnia (2018)

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Metodologias: Estabilização Química