No presente artigo são descritos os principais critérios de concepção e de execução adoptados na solução de tratamento dos materiais lodosos existentes no interior da Doca do Terreiro do Trigo, no Jardim do Tabaco, em Lisboa, de modo permitir o seu posterior aterro. A solução implementada, que visou permitir a futura construção do novo Terminal de Cruzeiros de Santa Apolónia, em Lisboa, consistiu na execução de uma malha de colunas de jet grouting com Ø1500mm, subjacentes a uma plataforma de transferência de carga, materializada por duas geogrelhas biaxiais, permitindo assim a construção de um aterro de 4,2m de altura. As colunas de jet grouting asseguram a transferência da carga do aterro directamente para o substrato Miocénico competente, identificado a cerca 20,0m de profundidade, sem necessidade de transmitir cargas importantes aos lodos (resistência ao corte não drenada entre 15kPa e 20kPa) e, consequentemente, sem despoletar significativos fenómenos de consolidação hidrodinâmica dos mesmos. Refere-se ainda os trabalhos de reabilitação e recalçamento dos muros periféricos que possibilitaram que os mesmos viessem a acomodar os impulsos transmitidos pelo aterro da Doca. No âmbito dos trabalhos foram ainda realizados, sobre colunas definitivas, ensaios de carga verticais e horizontais. Por último são apresentados os principais resultados da instrumentação da obra.
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