A elevada compressibilidade dos solos moles e a necessidade, progressivamente crescente, de construção em áreas onde estas formações ocorrem, colocam grandes desafios à engenharia geotécnica, a qual tem vindo a procurar soluções cada vez mais eficientes, quer do ponto de vista técnico quer económico. Uma destas soluções associa uma plataforma de transferência de cargas (LTP) a inclusões rígidas, que atravessam a totalidade das camadas de solo compressíveis. O principal objetivo deste tipo de intervenção consiste na minimização da carga sobre os solos moles, transferindo-a para os elementos rígidos através da LTP, reduzindo, consequentemente, o assentamento e o atrito negativo. As vantagens desta aplicação, em comparação com as metodologias habituais, são uma construção mais célere e um possível controlo mais rigoroso dos resultados. Neste estudo procurou-se entender a dinâmica de transferência de cargas entre um aterro e as inclusões rígidas materializadas pela técnica de jet grouting, recorrendo à modelação numérica e tridimensional, através do programa PLAXIS 3D, calibrada pelos resultados de um aterro experimental. Para o efeito, analisou-se a influência de alguns dos parâmetros intervenientes no dimensionamento da solução, designadamente, a distância entre inclusões e as características da plataforma de transferência de carga (elementos constituintes e características geométricas), para além da influência de capitéis no topo das colunas. O estudo termina com uma avaliação da eficiência de cada um dos componentes da solução de fundação de aterros em solos moles, recorrendo a inclusões rígidas associadas a plataforma de transferência de carga, no cenário geológico-geotécnico analisado.
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